Estrutura Organizacional - Portal Cagece

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da Cagece prioriza uma gestão com foco na eficiência e transparência na execução dos serviços, abrangendo as áreas estratégicas da companhia.

A Diretoria Executiva da Cagece é constituída por nove membros residentes no país, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor de Gestão Corporativa, um Diretor de Operações, um Diretor de Financeiro e de Relações com Investidores, uma Diretora de Mercado e Unidade de Negócio da Capital, um Diretor de Unidade de Negócio do Interior, um Diretor de Engenharia e um Diretor Jurídico e um Diretor de Gestão de Parcerias eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de dois anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas. Os diretores da Cagece têm competências individuais estabelecidas no Regimento Interno da Diretoria Executiva.

A Cagece dispõe, ainda, de 9 Diretorias, 19 Superintendências, 17 Unidades de Negócio, 47 gerências,  Assessorias e Comissão Permanente de Disciplina.
 

Modelo de Governança

Neuri Freitas

Diretor-Presidente | DPR

Possui Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza. Empregado concursado da Cagece, atuou como Gerente Financeiro, Gerente de Controladoria e Diretor Comercial. Atualmente, além de presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, é Presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).

Dario Perini

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | DFR

Empregado de carreira na Companhia, ingressou por concurso em 2004. Administrador de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem uma ampla experiência na área financeira, ativos, orçamento e contábil da Companhia. Esteve à frente da Gerência Financeira de 2007 a 2013 e da Gerência Financeira e de Contabilidade de 2013 a 2014, Superintendente Financeiro e de Ativos de novembro de 2014 até março de 2015. De março de 2015 a janeiro de 2020 atuou como Diretor de Gestão Corporativa e em fevereiro de 2020 assumiu a Diretoria Financeira e de Relação com Investidores.

João Menescal

Diretor de Operações | DDO

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1996), mestrado em Hidráulica e Saneamento, pela EESC/USP (2003), pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, especialização em Gestão de Negócios pelo SEST SENAT ITL (2019). Já foi assessor especial de gerenciamento de projetos na Secretaria de Insfraestrutura da Prefeitura de Fortaleza (2013-2015) e também diretor de implantação no Metrofor (2015/2020). Atualmente exerce a função de Diretor de Operações – Cagece.

Cláudia Caixeta

Diretora de Mercado | DMC

Engenheira Química (1996) e funcionária de carreira da Companhia desde 2002, é doutora em Saneamento Ambiental (2001), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Engenharia Química (1999), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na Companhia, a engenheira já atuou na Gerência de Meio Ambiente e atua na Gerência de Desenvolvimento Empresarial e na Gerência de Responsabilidade e Interação Social, tendo sido gestora nas duas últimas. Além disso, lecionou em instituições como o Cefet, o Centec e a FIC.

Carlos Emanuel Brito Salmito

Diretor de Negócio do Interior | DNI

Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Administração Pública (Estácio/FIC-2012). Trabalhou na Companhia de Integração Portuária (CearaPortos), de 2002 a 2005, com cargo Comissionado de Técnico de Suporte. Ingressou na Cagece em 2006 como Engenheiro de Operação e Manutenção, sendo supervisor de Manutenção em Automação (2008-2013), gerente de Manutenção Eletromecânica e Automação (2013-2015), Superintendente de Negócio Norte – SNN (2015-2023) e em abril de 2023 assumiu a Diretoria de Negócio do Interior.

José Carlos Asfor

Diretor de Engenharia | DEN

Engenheiro Civil (1998) e funcionário de carreira da Companhia desde 2002, é especialista em Sistemas de Águas de Abastecimento e Residuárias (2004), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET), possui a certificação Project Management Professional (PMP®) desde 2010 e atualmente também está cursando Mestrado em Administração. Na Companhia, o engenheiro já atuou como Gerente de Apoio Técnico de Engenharia, Assessor da Diretoria de Engenharia, Diretor Adjunto de Planejamento e Controle, Superintendente de Planejamento e Captação de Recursos além de atualmente exercer a função de Diretor de Engenharia.

Pedro Victor Nogueira Rocha Pontes

Diretor Jurídico | DJU

Advogado, graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, cursou Master Of Laws (LLM) em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Gestor Jurídico na empresa J. Macêdo S.A; advogado em um grande escritório de advocacia cearense; e, consultor jurídico, prestando assessoria para empresas com atuação no mercado de alimentos, locação de equipamentos, máquinas, têxtil, transportes, logística, material hospitalar, varejo, construção civil, obras de infraestrutura e energias renováveis.

 José Leite Gonçalves Cruz

Diretor de Gestão Corporativa | DGC

Economista por formação, José Leite esteve nos últimos anos na presidência das Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa). Com experiência na área de administração, é mestre em Negócios Internacionais pela Unifor e exerceu o cargo de secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA). Foi presidente do Instituto Agropolos e esteve à frente da coordenação de Planejamento e Gestão da SDA. José Leite também foi prefeito de Barbalha por dois mandatos consecutivos e funcionário de carreira do Banco do Brasil por 32 anos.

Luciano de Arruda Coelho Filho

Diretor de Gestão de Parcerias | DGP

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, foi secretário-executivo do Planejamento e Gestão da Secretaria do Turismo do Ceará; coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Secretaria do Turismo da Prefeitura de Fortaleza; secretário-chefe do Gabinete da Prefeitura de Sobral; chefe do Gabinete da Presidência da Companhia de Gestão Portuária do Ceará – Ceará Portos/Porto do Pecém; além de coordenador jurídico e professor do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Organograma

Clique no ícone acima para ver o Organograma da Cagece