Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da Cagece prioriza uma gestão com foco na eficiência e transparência na execução dos serviços, abrangendo as áreas estratégicas da companhia.

A Diretoria Executiva da Cagece é constituída por oito membros, residentes no país, sendo um diretor-presidente, um diretor de Gestão Corporativa, um diretor de Operações, um diretor de Planejamento e Governança, uma diretora de Mercado e Unidade de Negócio da Capital, um diretor de Unidade de Negócio do Interior, um diretor de Engenharia e um diretor Jurídico, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de dois anos, sendo permitida uma reeleição. Os diretores da Cagece têm competências individuais estabelecidas pelo Estatuto Social da Companhia.

A Cagece dispõe ainda de 15 Superintendências subordinadas às respectivas Diretorias; e mais 39 Gerências, 15 Unidades de Negócios, Assessorias, Ouvidoria, Auditoria e Controles Internos, Centro de Excelência e Comissão de Disciplina.

Modelo de Governança

Neuri Freitas

Diretor-Presidente | DPR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000), MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio (2001), Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2008). Com uma atuação vasta nas áreas administrativa e financeira, com ênfase em Ciências Contábeis, atuou principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade, custos, sistema de informações gerenciais e orçamento. Na Cagece, já ocupou cargos de gerente financeiro e do departamento de Controladoria. Atualmente, é vice-presidente da Região Nordeste I, que compõe a Diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A região Nordeste I contempla além do Ceará, os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Dario Perini

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | DFR

Empregado de carreira na Cagece, ingressou por concurso em 2004. Administrador de Empresas, especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem uma ampla experiência na área financeira e contábil da Cagece. Esteve à frente da Gerência Financeira de 2007 a 2013 e da Gerência Financeira e de Contabilidade de 2013 a 2014, além de ter sido Superintendente Financeiro e de Ativos de nov/2014 até mar/2015. Atuou como Diretor de Gestão Corporativa entre março de 2015 e janeiro de 2020.

Rogério Leite

Diretor de Operações | DDO

Possui graduação em Engenharia Mecânica (Unifor) e Administração de Empresas (Uece), Especialização em Administração de Recursos Humanos (UFC) e Mestrado em Administração (Uece). Engenheiro na Cagece desde 1984 já assumiu diversos cargos de gestão e assessoria tanto na companhia quanto em outros importantes órgãos no Estado do Ceará tais como Nutec, Funceme, Seplag, Prodetur e DNOCS. Tem vasta experiência com financiamentos internacionais na Cagece, Setur e Secretaria das Cidades.

Cláudia Caixeta

Diretora de Mercado | DMC

Engenheira Química (1996) e funcionária de carreira da Cagece desde 2002, é doutora em Saneamento Ambiental (2001), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Engenharia Química (1999), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na Cagece, a engenheira já atuou na Gerência de Meio Ambiente, na Gerência de Desenvolvimento Empresarial e na Gerência de Responsabilidade e Interação Social, tendo sido gestora nas duas últimas. Além disso, lecionou em instituições como o Cefet, o Centec e a FIC.

Francied Ciriaco

Diretor de Gestão Corporativa | DGC

Formado em Direito e Informática pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Redes de Computadores pela mesma instituição. Desde 1999, atua na área de Desenvolvimento Urbano da Caixa. Coordenou a execução dos principais programas de repasse e financiamento de recursos federais para os setores Público e Privado, voltados para as áreas de habitação, saneamento e infraestrutura.

Hélder Cortez

Diretor de Negócio do Interior | DNI

Químico Industrial, formado pela Universidade Federal do Ceará. Funcionário de carreira há 34 anos, já ocupou diversos cargos na Cagece. Foi o responsável pela replicação do modelo de gestão Sisar no Estado do Ceará e implantação do Programa de Saneamento Rural – Projeto São José na Cagece. Já apresentou o modelo do Sisar no Peru, Bolívia, México, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Etiópia, Índia e México. Representa a Cagece no Comitê de Convivência com a Seca.

José Carlos Asfor

Diretor de Engenharia | DEN

Engenheiro Civil (1999), integra o quadro da Cagece desde 2002. Em sua carreira, já desempenhou as funções de assessor da Diretoria de Engenharia, Gerente de Apoio à Coordenadoria de Saneamento Ambiental, Diretor Adjunto de Planejamento e Controle e Superintendente de Planejamento e Captação de Recursos. O engenheiro é especialista em Sistemas de Águas de Abastecimento e Residuárias (2004) e obteve a certificação Project Management Professional (PMP®) em 2010.

Victor Almeida

Diretor Jurídico | DJU

Advogado, graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – Unifor (2009), especialista em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Certified IS0 31000 Risk Management Professional. Professor do Curso de Pós Graduação de Licitações e Contratos da Universidade Sete de Setembro. Foi coordenador Jurídico da Casa Civil do Estado do Ceará de 2015 a 2019; Membro do Conselho Deliberativo do Departamento Estadual de Rodovias – DER; membro do Conselho Fiscal da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará – Cogerh; membro do Conselho de Administração da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece; membro titular do Grupo Técnico de Parcerias Público-Privadas do Estado do Ceará – GTP/Seplag; e Membro titular do Grupo Técnico de Acesso à Informação – GTA/CGE.

Organograma

Clique no ícone acima para ver o Organograma da Cagece