Programa de Qualidade

O Programa de Qualidade da Cagece teve início em 1996 com a implantação do Programa 5S em toda a empresa. A partir dessa época, a Cagece intensificou as ações voltadas para a busca da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados. Atualmente, a gestão da qualidade da companhia contempla os modelos de gestão baseados nas normas ISO, no Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD) e no Programa 5S.

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – ISO 9001

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGC) foi iniciado na Cagece em 2005. Sua implantação tem como referência a Norma NBR ISO 9001. Para o norteamento desse sistema, a Cagece definiu uma Política de Qualidade, coerente com sua missão e visão de futuro. Consoante com a Política da Qualidade, foram estabelecidos os objetivos da Qualidade, que contemplam os vários papéis da Cagece no âmbito de sua atuação. O Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO 9001 está implantado em 5 processos finalísticos da companhia, os quais receberam, em outubro/19, auditoria de supervisão e extensão do escopo objeto da Certificação ISO 9001. O órgão certificador foi a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Atualmente, o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade está sendo ampliado para outros processos finalísticos e de apoio da Cagece.

Hoje, a Cagece possui certificação ISO 9001 nos seguintes processos:

 

  • Tratamento de água das Estações de Tratamento de Água (ETA) Gavião e ETA Oeste (Fortaleza e RMF), ETA Maranguape, ETA Russas, ETA Poty (Crateús) e ETA Jaburu (responsável pelo abastecimento de água de 20 localidades da região da Ibiapaba);
  • Controle de qualidade de água e efluentes do Laboratório Central;
  • Verificação e manutenção de medidores do Laboratório de Hidrometria;
  • Atendimento presencial a clientes de 17 lojas de atendimento de Fortaleza (Aldeota, Centro, Conjunto Ceará, José Walter, Parangaba e Sede) e RMF (Caucaia, Maracanaú, Novo Oriente e Eusébio), e nas lojas de atendimento de Juazeiro do Norte, Crateús, Quixadá, Itapipoca, Russas, Aracati e Tianguá;
  • Gestão dos processos de distribuição de água, coleta de esgoto, serviços comerciais, técnicos e administrativos da Unidade de Negócio Metropolitana Leste (UNMTL).

Política da Qualidade

1. Produzir e distribuir água potável, coletar e tratar os efluentes, e prover soluções em saneamento básico de forma sustentável, com controle de qualidade de acordo com os requisitos regulamentares e as necessidades dos clientes.

2. Promover a melhoria contínua da eficácia e da eficiência do sistema de gestão para aumentar a satisfação dos clientes e demais partes interessadas. 

Objetivos da Qualidade

  1. Elevar o nível de satisfação dos clientes e melhorar a imagem institucional;
  2. Ampliar o acesso e o nível de utilização dos serviços de água e de esgoto;
  3. Reduzir perdas físicas e comerciais de água e perdas comerciais de esgoto;
  4. Assegurar a qualidade e continuidade dos produtos e serviços com eficácia e eficiência.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – ISO 14001

Buscando compatibilizar suas atividades com a preservação do meio ambiente dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, a Cagece implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na ETA Gavião e está em fase de implantação na ETA Jaburu. A implantação da Gestão Ambiental (ISO 14001) é realizada de forma integrada com a Gestão da Qualidade (ISO 9001) já implementada nestas ETAs.

Política Ambiental

  1. Atender às exigências da legislação ambiental vigente e de outros requisitos subscritos pela empresa, voltados à proteção do meio ambiente;
  2. Buscar a melhoria contínua de seus processos, com ênfase naqueles que geram impactos ambientais significativos;
  3. Adotar em todos os seus processos, produtos e serviços os princípios da produção mais limpa e de prevenção da poluição, mitigando os impactos ambientais, gerenciando os resíduos e fazendo uso racional dos recursos;
  4. Promover o engajamento de todos os seus colaboradores com o cumprimento dos objetivos e metas ambientais estabelecidos pela empresa.

 Objetivos Ambientais

  1. Garantir o atendimento à legislação vigente e demais compromissos ambientais;
  2. Reduzir o impacto dos efluentes e dos rejeitos no meio ambiente;
  3. Mitigar impactos ambientais significativos;
  4. Promover programas de responsabilidade socioambiental;
    5. Promover o uso racional dos recursos naturais;
    6. Possibilitar a conscientização e o envolvimento dos colaboradores no SGA.