Programa de Qualidade

O Programa de Qualidade da Cagece teve início em 1996 com a implantação do Programa 5S em toda a empresa. A partir dessa época, a Cagece intensificou as ações voltadas para a busca da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados. Atualmente, o modelo de gestão da qualidade da companhia contempla o Programa 5S, o Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD) e certificações baseadas nas normas ISO e ISO/IEC.

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – ISO 9001

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – ISO 9001
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi iniciado na Cagece em 2005, com as primeiras certificações com base na norma NBR ISO 9001. Para o norteamento desse sistema, a Cagece definiu uma Política de Qualidade, coerente com sua missão e visão de futuro.

 

Consoante com a Política da Qualidade foram estabelecidos os Objetivos da Qualidade, que estão coerentes com os objetivos estratégico e contemplam os vários papéis da Cagece no âmbito de sua atuação. O Sistema de Gestão da Qualidade está implantado em 5 processos finalísticos da companhia, nos seguintes processos:
  • Tratamento de Água em sete Estações de Tratamento de Água: ETA Gavião e ETA Oeste (RMF), ETA Maranguape, ETA Russas, ETA Poty (Crateús), ETA Ipaguassu (Massapê) e ETA Jaburu (responsável pelo abastecimento de água de 20 localidades da região da Ibiapaba);
  • Controle de qualidade de água e efluentes do Laboratório Central;
  • Verificação e manutenção de medidores do Laboratório de Hidrometria;
  • Atendimento presencial a clientes de 15 lojas de atendimento. Em Fortaleza (Aldeota, Conjunto Ceará, José Walter, Parangaba e Sede), Região Metropolitana de Fortaleza (Caucaia, Jurema e Eusébio), e no Interior do estado (Juazeiro do Norte, Crateús, Quixadá, Itapipoca, Russas, Aracati e Tianguá); 
  • Gestão dos processos de distribuição de água, serviços comerciais, técnicos e administrativos da Unidade de Negócio Metropolitana Leste (UNMTL).

Política da Qualidade

1. Produzir e distribuir água potável, coletar e tratar os efluentes e prover soluções em saneamento básico de forma sustentável, com o controle de qualidade de acordo com os requisitos regulamentares e as necessidades dos clientes.

2. Promover a melhoria contínua do sistema de gestão, atuando com eficácia e eficiência para aumentar a satisfação dos clientes e demais partes interessadas.

Objetivos da Qualidade

  1. Assegurar a satisfação do cliente e melhorar a imagem Institucional;
  2. Universalizar os serviços de água e esgoto;
  3. Reduzir perdas físicas e comerciais de água e perdas comerciais de esgoto;
  4. Assegurar a qualidade e a continuidade dos produtos e serviços;
  5. Atender aos requisitos de clientes, estatutários e regulamentares.