Governança Corporativa

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), criada pela Lei N° 9.499/71 e, posteriormente, alterada pela Lei N° 15.348/13, é uma sociedade de economia mista cujo controle acionário é exercido pelo Governo do Estado do Ceará.

Com vinculação institucional à Secretaria das Cidades, a Cagece atua na prestação de serviço de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, estando presente em 152 dos 184 municípios do Ceará com serviço de abastecimento de água e em 74 municípios com serviços de esgotamento sanitário.

A Cagece pode atuar em quaisquer atividades econômicas que guardem relação direta e indireta com o setor de saneamento e seus processos de operação e gestão, em todo o território do estado do Ceará, e em outros estados da Federação e no exterior. Além disso, pode explorar atividades de geração e comercialização de energia, para si ou para terceiros, derivada ou não do aproveitamento de subprodutos dos processos relacionados aos serviços de saneamento.

Inscrita na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desde 2000, categoria A, e submetida às suas instruções normativas, a companhia adota práticas de transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa conforme os princípios do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), visando  assegurar a confiança de órgãos financiadores e de controle externo.

A adoção das mais modernas práticas de governança, gestão de riscos e controle interno estabelecem um conjunto eficiente de mecanismos cujo objetivo é assegurar que as ações executadas na companhia estejam alinhadas com o cumprimento de sua missão institucional e, consequentemente, com o interesse público.

Organograma

Clique no ícone acima para ver o Organograma da Cagece