Responsabilidade Social

Por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social, a Cagece realiza a sensibilização da população no que diz respeito ao uso consciente da água e à proteção do meio ambiente, além de ações de inclusão social.

Confira as ações da Companhia na área da Responsabilidade Social:

Reciclocidades

Atuando desde 2009, o Reciclocidades – Incentivo ao Talento que Recicla é um programa de Responsabilidade Social da Cagece cujo objetivo é promover a inclusão social e a geração de trabalho e renda, através da reutilização/reciclagem de resíduos sólidos.

Envolve oficinas socioeducativas e oficinas de reciclagem para a confecção de peças artesanais destinadas à comercialização, como bolsas, bijuterias, tapetes, almofadas e cestarias. Promove ainda a formação de grupos produtivos focados na reciclagem de materiais que seriam descartados no meio ambiente como: jornais, garrafas PET, retalhos de pano, revistas, embalagens de tetra pack, lona vinílica, entre outros.

O público-alvo do programa são homens e mulheres acima de 16 anos, em situação de baixa renda ou em condição de vulnerabilidade, residentes na zona urbana.

Treine

O objetivo do projeto é proporcionar a prática de atividades físicas em espaço seguro e com acompanhamento profissional. Busca-se, dessa forma, estimular a convivência social e a formação cidadã, bem como modificar a realidade das crianças e jovens da comunidade circunvizinha ao bairro Pici, onde funciona a Unidade de Negócios da Bacia Metropolitana (UNBME) da Cagece.

Além da prática esportiva, com aulas de futebol de campo e futebol de salão, são realizadas oficinas sociopedagógicas para o desenvolvimento social desses jovens, na faixa etária de oito a 20 anos. O projeto tem capacidade para até 190 alunos.

Teatro de Fantoches

O Programa Teatro de Fantoches busca promover a sensibilização para os problemas ambientais e o uso consciente da água. Utiliza uma metodologia lúdica que envolve todos os sentidos da criança, levando-a a interagir com os bonecos numa linguagem simples e adequada à sua faixa etária.

Tem também o objetivo de desenvolver um processo ativo e contínuo da promoção de mudanças de atitudes e comportamentos dos alunos e suas famílias.

Público-alvo: crianças de quatro a 10 anos de idade.

Conhecendo Nossa Cagece

O “Conhecendo Nossa Cagece” consiste em visitas técnicas guiadas às principais estações de tratamento de água e de esgoto da Companhia. O público-alvo são escolas a partir do Ensino Médio, além de formadores de opinião. Os participantes do programa têm a oportunidade de verificar in loco as etapas dos processos de produção da água e de tratamento de esgoto, além de obterem esclarecimentos sobre o uso correto dos sistemas implantados.

Também são realizadas palestras educativas com temas pertinentes à Cagece. Durante todo o dia, os grupos formados por comunidades, escolas, condomínios, empresas, entre outros, visitam as estações de tratamento de água e esgoto, o Laboratório de Controle de Qualidade da Água e a Oficina de Hidrômetros da Cagece. Tudo isso para saber qual o percurso feito pela água até chegar tratada e distribuída.

Capacitação
e Inclusão Digital

O Programa de Capacitação e Inclusão Digital é realizado em parceria com o SINE-IDT de Fortaleza. Oferta cursos profissionalizantes de capacitação gratuitos. O treinamento é realizado por meio de aulas práticas e teóricas nas instalações da Cagece, com fornecimento de material didático e instrutores internos.

O público-alvo são membros da comunidade em situação de vulnerabilidade social, com idades a partir de 16 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental. O objetivo é desenvolver competências que permitam ao jovem ter oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos ofertados são: Atendimento ao Cliente, Informática Básica, Excel Avançado, Hardware, Mecânica Básica, Eletricidade Básica, Bombeiro Hidráulico, Auxiliar Administrativo, Pintura Industrial, Redação Oficial e Comercial, Técnica de Negociação e Vendas.

Voluntariado

A Cagece apoia o voluntariado por meio da promoção de ações entre os próprios colaboradores da Companhia. A ação é coordenada pela Gerência de Responsabilidade Social da empresa, que cadastra e orienta os voluntários quanto às atividades desenvolvidas.

Dentre as ações destacam-se: visitas às entidades atendidas pela Cagece, onde os colaboradores prestam serviços na instituição de acordo com a demanda; e a doação de livros e materiais; além da digitação de notas fiscais a serem convertidas em recursos financeiros para as entidades. Atualmente, 33 instituições em Fortaleza e 53 no interior do estado são atendidas pelos colaboradores cadastrados.

Programa Socioambiental de Educação e Saúde – PSAES

O PSAES tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso consciente da água, o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário, a função da rede de drenagem, o destino final dos resíduos sólidos e sua relação cíclica com o meio ambiente.

O programa possui ênfase especial na importância da interligação domiciliar ao sistema de coleta de esgoto para a preservação ambiental e promoção da saúde pública.