Conselho Fiscal - Portal Cagece

Conselho Fiscal

A Cagece instituiu um Conselho Fiscal permanente formado por cinco membros e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral e com mandato de dois ano. Suas prerrogativas, deveres e responsabilidades estão previstas nas Leis 6.404/76 e 13.303/16.

Dentre suas atribuições destacamos a análise de balancetes e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia.

Quanto à periodicidade das reuniões, o Conselho Fiscal se reúne, ordinariamente, uma vez por mês.

Marcos Cesar Cals de Oliveira

Presidente do Conselho Fiscal

Graduado em Sociologia e pós-graduado em Gestão Pública e com MBA em Logística pela Universidade de Fortaleza. Ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-secretário da Assembleia e foi eleito presidente para o biênio 2003/2004 e biênio 2005/2006. De 2007 a 2010, assumiu a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. De 2016 a 2019, foi nomeado superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado (Incra-CE). Em 2019, foi nomeado para a Secretaria Executiva de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades. Foi nomeado, em 2022, secretário titular da Secretaria das Cidades, onde permanece até o presente momento.

 

Luis Fernando Simões da Silva

Vice-presidente do Conselho Fiscal

Graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (UNIP), com Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuou como consultor empresarial na área privada e como Diretor Administrativo Financeiro do Departamento Estadual de Rodovias – DRE e Departamento Estadual de Trânsito – Detran/CE. Integrou os Conselhos Fiscais de órgãos públicos como Metrofor, Cogerh e Ceasa. Atualmente é Assessor Executivo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP e professor universitário da UniChristus. 

Eudoro Walter de Santana

Membro do Conselho

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia, concursado da Petrobrás. Foi Deputado estadual por 4 mandatos, destacou-se no parlamento como estudioso do Orçamento Público e dos recursos hídricos, assumindo presidência da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos, atuando também em mais oito comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles: Diretor Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Ceará, Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Conta as Secas – DNOCS por 8 anos, Secretário Executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foi Superintendente do Instituto do Planejamento de Fortaleza – IPLANFOR, de 2013 a 2020, recebendo do então Prefeito Roberto Cláudio o desafio de elaborar um Planejamento Estratégico para Cidade de Fortaleza, que culminou no “Plano Fortaleza 2040” entregue aos fortalezenses em dezembro de 2016. Foi Assessor Especial na Coordenadoria Especial de Programas Integrados na Prefeitura Municipal de Fortaleza e no Gabinete da Vice prefeitura de Fortaleza.

Suplentes

 

  • Raimundo Weber de Araújo
  • Sabrine Gondim Lima
  • Marcelo de Sousa Teixeira
  • Luiz Alberto Aragão Sabóia

Rafael Rezende Brigolini

Membro do Conselho

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Servidor Público Federal desde 2005. Especialista em Regulação de Serviços de Telecomunicações. Desde 2007 trabalha na Secretaria do Tesouro Nacional, onde desempenha atribuições como gerente, coordenador e coordenador-geral. Atualmente é coordenador geral de Operações Fiscais da Subsecretaria de Gestão Fiscal. Foi Conselheiro Fiscal do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), Embrapa (conselheiro suplente), Eletronorte, BB Seguros, Banco do Brasil Banco de Investimento S A e Eletrobrás.

João Pupo de Aguiar

Membro do Conselho

Advogado, especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito e Processos Tributários pela Universidade de Fortaleza (Unifor), foi procurador-geral do Município de Sobral, chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). João Pupo de Aguiar se declarou como Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto no artigo 3º-B da Instrução CVM nº 301/99, com as alterações introduzidas pela Instrução CVM nº 463/08, tendo em vista que ocupa cargo de Secretário da Secretária de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.