Conselho Fiscal

A Cagece instituiu um Conselho Fiscal permanente formado por cinco membros e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral e com mandato de um ano. Suas prerrogativas, deveres e responsabilidades estão previstas na Lei 6.404/76.

Dentre suas atribuições destacamos a análise de balancetes e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia.

Quanto à periodicidade das reuniões, o Conselho Fiscal se reúne, ordinariamente, uma vez por mês.

Os membros do Conselho Fiscal da Cagece, eleitos em julho de 2018, são:

Paulo Henrique Ellery Lustosa

Presidente do Conselho

Com mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2002), pós-graduação lato sensu em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1990), Paulo Henrique é também doutor pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é deputado federal pelo Estado do Ceará e tem atuação profissional na área de administração, com ênfase em Administração Pública, especialmente em planejamento e avaliação de políticas sociais. Já foi professor de cursos de pós-graduação latu sensu em instituições como Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV), Fundação João Pinheiro, entre outras. Atualmente, exerce o cargo de secretário executivo de Seneamento na Secretaria das Cidades do Estado do Ceará.

José Élcio Batista

Membro do Conselho

É sociólogo, com atuação na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) como secretário-executivo, entre 2011 e 2012. Responsável pela reestruturação e Plano de Ação Estratégico (2011/2012) do Instituto de Estudo e Pesquisa Sobre o Desenvolvimento do Ceará (INESP/CE) em 2011. Atuou junto à Unidade de Gerenciamento de Programa – UGP do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2007, mesmo período em que foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). No Departamento Nacional de Obras Contras às Secas (DNOCS), atuou entre os anos de 2004 e 2005 como pesquisador e editor convidado da Revista Conviver Nordeste, publicação própria do DNOCS. Frequentou a Universidade de São Paulo (USP) em 1997, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Cesar Almeida de Menezes Silva

Membro do Conselho

Economista pela Universidade de Brasília – UNB, com especialização em Economia na George Washington University – Institute of Brazilian Isssues e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Cesar é, atualmente, coordenador de Riscos Operacionais da Secretaria do Tesouro Nacional. É auditor federal de Finanças e Controle desde 1997. Já foi coordenador-geral de Fiscalização, de Supervisão e de Normas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, entre os anos de 2006 e 2014. Atuou ainda como titular da Coordenação Geral de Promoção da Concorrência da Secretaria de Acompanhamento Econômico, entre os anos de 2014 e 2015.

João Pupo Aguiar

Membro do Conselho

Advogado, especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza – Unifor, João Pupo foi procurador-geral do município de Sobral, chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Francisco Quintino Vieira Neto

Membro do Conselho

Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza, já coordenou área do Programa Asa Branca, da Fundação do Serviço Social do Ceará (Funsesce). Foi engenheiro da Superintendência de Obras do Estado do Ceará (Soec) e da Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado do Ceará (Sohidra), onde se especializou na construção e gerenciamento de barragens. Foi consultor para a área de construção e fiscalização da Procuradoria Regional do Trabalho (7ª Região/CE), além de Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS. Em Sobral, foi presidente da Defesa Civil, secretário da Agricultura e Recursos Hídricos, secretário de Desenvolvimento Rural e secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura. Atualmente é superintendente de Obras Públicas do Governo do Ceará.

Suplentes

  • Liano Levy Almir Gonçalves
  • Ronaldo Moreira Lima Borges
  • Marcelo de Sousa Monteiro
  • Luiz Alberto Saboia
  • Bruno Cirilo Mendonça Campos