617 Tecnologia avançada garante esgotamento sanitário eficiente em Jericoacoara - Portal Cagece
Início » Notícias » Tecnologia avançada garante esgotamento sanitário eficiente em Jericoacoara
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

A nova tecnologia possibilita o monitoramento e operação da estação de tratamento a partir de qualquer lugar conectado à rede.

Tecnologia avançada garante esgotamento sanitário eficiente em Jericoacoara

27/07/2023

Em Jericoacoara, a Cagece está dando um passo à frente rumo ao futuro, com a adoção de uma nova tecnologia no seu sistema de esgotamento sanitário. A vila agora conta com um sistema automatizado e remoto, que promete trazer eficiência e sustentabilidade ao tratamento de esgoto.

A nova tecnologia, implantada pela Gerência de Manutenção Estratégica da Cagece, já em atividade há duas semanas. Trata-se de uma solução de Tecnologia de Automação com foco em Internet das Coisas (IoT), possibilitando o monitoramento e operação da estação de tratamento a partir de qualquer lugar conectado à rede.

Segundo Bruno Viana, coordenador de automação e um dos responsáveis pelo projeto, a tecnologia tem como principal benefício a manutenção de um nível constante de fluxo de esgoto, “possibilitando o controle do bombeamento, mantendo-o contínuo e sem interrupções. Essa abordagem traz melhorias significativas em termos de eficiência operacional, com grande destaque na energia. Além disso, permite o acompanhamento remoto internamente de qualquer lugar que você estiver conectado na rede”, disse.

A relevância da região para o turismo e a preocupação com o bem-estar da população impulsionaram a iniciativa de implantar essa tecnologia em Jericoacoara. Há um pouco mais de três anos foi realizada a automação do sistema de água na região.

O funcionamento da tecnologia é baseado em um sistema de medição de nível de esgoto nos poço. Através de uma saída analógica, é possível medir com precisão a altura do nível de esgoto, permitindo o acionamento automático da bomba conforme as necessidades. Essa funcionalidade é essencial para garantir o bombeamento adequado e evitar o transbordamento do sistema. Também através da conectividade Modbus ou Ethernet, conseguimos obter dados elétricos e de vazão da estação.

Antes da implantação da tecnologia atual, a transmissão de dados era realizada por meio de rádio e antena, o que limitava a capacidade de monitoramento e controle. Agora, a transmissão é feita através de redes 4G ou fibra óptica, o que proporciona maior estabilidade e eficiência na comunicação dos dados.

A equipe responsável pelo projeto está otimista com os resultados iniciais. “Com o equipamento, nós conseguimos manter um nível constante de fluxo de esgoto. O conjunto motor-bomba proporciona, através de uso de inversores e de controle PID, um fluxo contínuo e isso dá uma melhoria operacional e de energia”, acrescenta Bruno.

A iniciativa da Cagece em implementar essa tecnologia em Jericoacoara é um passo significativo em direção ao saneamento eficiente e sustentável, garantindo um ambiente mais saudável para os moradores e turistas que desfrutam das belezas naturais da vila.