O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Cedro: novos poços ampliam oferta de água em Várzea da Conceição

28/01/2020

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ativou dois novos poços que irão ampliar a oferta de água para o distrito de Várzea da Conceição, em Cedro. Os poços estão em fase de testes e somam um incremento de 8m³/h de vazão para o abastecimento de água, beneficiando cerca de 2.650 pessoas na localidade. Neste serviço, a companhia investiu aproximadamente R$ 80 mil provenientes de recursos próprios.

Para a ativação dos poços, a companhia também realizou melhorias estruturais na estação de bombeamento e reservatório e instalou um trecho de 1,1km de adutora que leva água para o local. As ações fazem parte do plano de melhorias elaborado em 2019 que tem como objetivo otimizar a distribuição de água tanto na sede do município, quanto nos distritos vizinhos.

Segundo o gerente da Cagece na região da Bacia do Salgado, Gilberto Júnior, os poços beneficiarão os moradores da região com maior oferta de água. “Esta é uma das ações que a companhia vem desenvolvendo desde o último ano para melhorar o serviço de abastecimento na cidade de Cedro e nos distritos. Essa ação especificamente aumenta a oferta de água para o distrito de Várzea da Conceição, mas outras ações também contemplarão outras comunidades”, explica.

Saiba Mais

O plano de melhorias para o município de Cedro abrange também as comunidades de Lagedo, Coqueiro, Canudo, Manoel Alexandre e Mundo Novo. Dentre as ações que estão em andamento estão a recuperação da adutora de montagem rápida, substituição e instalação de novos trechos de adutora, construção de um novo filtro na estação de tratamento de água, entre outros.