Conselho Fiscal
A Cagece instituiu um Conselho Fiscal permanente formado por cinco membros e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral e com mandato de dois anos. Suas prerrogativas, deveres e responsabilidades estão previstas nas Leis 6.404/76 e 13.303/16.
Dentre suas atribuições destacamos a análise de balancetes e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia.
Quanto à periodicidade das reuniões, o Conselho Fiscal se reúne, ordinariamente, uma vez por mês.
Sandro Camilo Carvalho
Presidente do Conselho Fiscal
Graduado em Administração com MBA em Gestão e Administração Pública. Está à frente da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Proteção Social do Governo do Estado do Ceará – SPS. Esteve à frente da Secretaria Executiva na gestão de 2018 a 2022, além de ter respondido, também na gestão anterior, pelas Secretarias Executivas de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e de Políticas sobre Drogas. Foi secretário adjunto da Justiça e Cidadania, da extinta Sejus; chefe de gabinete da 1ª e 2ª vice presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; chefe de gabinete da vice prefeitura de Fortaleza; e chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza.
Francisco das Chagas Cipriano Vieira
Vice-presidente do Conselho Fiscal
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Telejornalismo pela Faculdade Católica do Ceará e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por mais de 20 anos desenvolveu trabalhos em sistemas de comunicação do Ceará, Bahia e Pernambuco, onde atuou em diversas funções nas redações por onde passou ocupando cargos de direção e como consultor. Comandou a área de comunicação do Governo do Ceará, como Assessor Especial. Atualmente é Secretário de Estado, Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, tendo entre suas atribuições assessorar o Governador na área administrativa e financeira, na execução das políticas públicas, programas, projetos e atividades e experiência como conselheiro nas estatais.
Raquel Lopes de Sousa
Membro do Conselho
Raquel Lopes é graduada em Serviço Social pela UECE – 2009, com Pós-Graduação Especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC – 2022 e atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos pela USP. Foi responsável pela implementação e funcionamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na cidade Morada Nova/Ce nos anos de 2006 a 2007. Atuou como Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Município de Ocara gerindo 04 (quatro) equipes de trabalho, com 03(três) CRAS e um 01(um) CREAS, nos anos de 2017 e 2018. Foi coordenadora e articuladora municipal do PROARES III – Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará III. Esteve como Secretária de Educação por seis anos (2019 – 2024) no Município de Ocara, onde criou o setor de Serviço Social e de Psicologia exclusivo para a pasta da Educação. Atualmente presta serviços de assessoria relacionados a política pública de Assistência Social.
Suplentes
- Sabrine Gondim Lima
- Gustavo de Alencar Vicentino
- Francisco José Moura Cavalcante
- Gioconda Vieira Bretas
Leonardo Osvaldo Barchini Rosa
Membro do Conselho
Servidor Público Federal de carreira de Ciência e Tecnologia. Possui Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Mestrado em Estudos Sociais pela Universidade de Brasília (UNB). Cursando doutorado em Governança e Transformação Digital pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi auditor-chefe e coordenador-geral de Cooperação Internacional da Fundação CAPES. Ocupou o cargo de chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, posteriormente o de Chefe de Gabinete do Ministro e depois o cargo como Diretor de Programas da Secretaria Executiva. Assumiu como Secretário de Relações Internacionais e Federativas na Prefeitura Municipal São Paulo e em seguida como Chefe de Gabinete. Atuou como representante da Organização de Estados Ibero-Americanos para a educação, a ciência e a cultura no Brasil (OEI). Desde 2024 é Secretário-Executivo do Ministério da Educação.
Francisco de Castro Menezes Júnior
Membro do Conselho
Advogado, com pós graduação em Direito Penal pela Universidade de Fortaleza. Iniciou sua vida pública como servidor público municipal concursado, ocupando o cargo no setor Tributário, da Prefeitura Municipal do Eusébio. Atuou como Assessor Jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos, nas Secretarias da Educação e da Cultura do Estado do Ceará (APEOC).




