Inovação da Cagece conecta saneamento e design sustentável na CASACOR Ceará 2025
Iniciativa inédita que une saneamento e design será apresentada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o designer de produtos Érico Gondim na edição 2025 da CASACOR Ceará. Um projeto de mobiliário sustentável feito a partir de resíduos operacionais da companhia vai integrar o espaço “Caminho das Águas” do arquiteto paisagista Bruno Ary na programação da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que acontecerá de 2 de outubro a 16 de novembro, em Fortaleza.
O “Caminho das Águas”, construído com Soluções Baseadas na Natureza (SBN), terá o objetivo de promover reflexão sobre a jornada da água nascida das fontes da natureza para abastecer o coração das cidades. A exposição da coleção de mobiliário de interiores e urbano, com cadeiras, luminárias, estantes e assentos feitos de materiais de descarte da Cagece, trará uma nova forma de olhar para os resíduos do setor de saneamento, inserindo-os no ciclo da economia circular por meio do design criativo e sustentável. “A mensagem que eu quero que levem é que a Cagece não é só uma empresa que lida com água e esgoto. O design entra com esse papel de fazer o público ver o valor da criatividade em cima das materialidades”, afirma o designer de produtos Érico Gondim.
Na programação da CASACOR Ceará, o “Caminho das Águas” ficará na área externa em forma de praça da residência localizada na rua Tibúrcio Cavalcante, número 606, no bairro Meireles, onde será o endereço da mostra neste ano.
“Para a companhia que tem a sustentabilidade englobando toda a missão da companhia, apostar em um projeto como esse que promove economia circular é mais uma forma de diálogo sustentável com a sociedade. Nosso espaço na CASACOR Ceará visa promover uma reflexão sobre os eixos do saneamento no meio urbano, ressaltando o trabalho social e ambiental da empresa”, destaca Lu Palhano, assistente de Sustentabilidade da Cagece.
O arquiteto paisagista Bruno Ary afirma que esta iniciativa nasce com uma força transformadora, ao mostrar como resíduos podem ganhar uma nova vida. “Ao unirmos isso ao paisagismo, criamos uma narrativa mais ampla. Quem visitar o espaço vai viver um percurso sensorial que fala sobre a jornada da água e também sobre novas possibilidades para os resíduos. A emoção que eu espero despertar é dupla: encantamento e consciência. Quero que as pessoas saiam inspiradas a olhar para a água e para os materiais de outra forma, como bens preciosos, que merecem ser preservados e reinventados”, declara.
O projeto que será apresentado pela Cagece, Érico Gondim e Bruno Ary pretende ampliar o diálogo sobre sustentabilidade para o despertar de uma consciência ambiental coletiva. A expectativa da companhia é que a CASACOR Ceará seja uma vitrine de oportunidades para que o saneamento ocupe novos espaços de forma inovadora e sustentável.