Início » Notícias » Usina Modelo iniciará fase operacional na ETE Alameda das Palmeiras
Usina Modelo iniciará fase operacional na ETE Alameda das Palmeiras

Usina Modelo iniciará fase operacional na ETE Alameda das Palmeiras

03/12/2025

O projeto de pesquisa da Usina-Modelo de Valorização do Biogás e do Lodo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) avançará para sua fase operacional. A estrutura, que estava em testes no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), será transferida e implantada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – Alameda das Palmeiras, no Bairro de Pedras, em Fortaleza.

O projeto, que integra um conjunto de tecnologias inovadoras no saneamento, é pioneiro no país. Ele está sendo desenvolvido pela UFC, através do Laboratório de Combustão e Energias Renováveis, com recursos do BNDES e da Cagece, e será gerido pela Companhia em sua fase operacional.

Segundo Carolina Dantas, gerente da Usina Modelo, a transferência para a ETE é um passo fundamental para o amadurecimento do projeto.

O desenvolvimento da usina já dura mais de nove anos, tendo sido construída “do zero até o status de piloto industrial”, onde passava por validações técnicas e testes. A expectativa é que a Usina esteja pronta para operar 100% em dois anos, explica Carolina. Em geral, as chamadas deeptechs levam de 10 a 15 anos para saírem de pesquisas básicas e chegarem no mercado. 

Próxima Fase Focada em Dados e Modelagem de Negócios
Thiago Dantas, Gestor do Programa de Inovação em Energias Renováveis (PIER) e Gestor do Projeto da Usina Modelo destacou que a usina já foi construída em escala real e que o novo acordo de parceria com a UFC focará na fase de operação e de estruturação comercial do projeto.
“Nesse acordo novo, junto com a UFC, será feita a operação e levantamento de dados técnicos financeiros durante dois anos,” afirmou Dantas. “Durante esse período, a gente vai trabalhar na modelagem financeira e modelagem de negócio para exploração e multiplicação dessa usina.”
Essa fase de operação é crucial para que investidores e stakeholders possam atestar os resultados da tecnologia em campo. Para garantir o sucesso comercial, será contratada uma consultoria especializada em financiamento climático e verde, que irá:
* Construir o modelo de negócio em conjunto com a UFC e a Cagece.
* Modelar o financiamento e a exploração comercial da replicação da unidade em outras ETEs.
A meta é que, ao final dos dois anos, a Cagece possua toda a documentação necessária para estabelecer uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para explorar a tecnologia, abrindo caminho para um chamamento público. Segundo o GEPED, o interesse de bancos de desenvolvimento e investidores, nacionais e internacionais, já é alto.

Impacto Climático Significativo
O projeto também possui um forte apelo de sustentabilidade e mitigação climática. A partir do próximo ano, a usina instalada na ETE Alameda das Palmeiras terá um impacto ambiental expressivo:
* Redução mínima de 17 mil toneladas de CO2 equivalente.
* Produção de 50 mil toneladas de CO2 equivalente (produzindo energia).

Referência Tecnológica e Cronograma de Obras
A Usina-Modelo foi desenvolvida para ser uma referência tecnológica que a Cagece pretende replicar em suas demais ETEs, além de servir a outras empresas de saneamento do país. O objetivo é integrar sistemas que atendam às necessidades crônicas das ETEs, valorizando o potencial energético do biogás e do lodo para aproveitamento racional desses resíduos e mitigação de impactos socioambientais.

Paulo Henrique Holanda, Superintendente de Obras da Cagece, detalhou o cronograma de implantação no novo local.  “A gente está levando a usina justamente para ter uma oportunidade de multiplicar esse projeto para outras unidades. Lá, na Estação de Tratamento de Esgoto ETE Alameda das Palmeiras é onde vai ser nosso início, nosso start,” afirma o superintendente.

O cronograma de obras é de cinco meses, com início em dezembro. Na ETE Alameda das Palmeiras, a usina utilizará o próprio lodo produzido e os dois reatores já em funcionamento para realizar o tratamento, a coleta de gases e o tratamento da areia.

Saiba Mais

Na ETE Alamedas das Palmeiras deixaria de ser encaminhado ao aterro cerca de:
– 248 toneladas de lodo por ano
– 357 toneladas de areia removida do esgoto por ano
– Redução de 17mil toneladas de co2eq por ano
– Geração de 54mwh por ano de energia renovável