Um encontro com a sustentabilidade e cidadania
Com um estande dinâmico e interativo, a companhia conseguiu engajar o público de todas as idades no III Festival do Atum e Delícias do Mar de Itarema, realizado na Praça de Eventos levando uma série de atividades e projetos de educação ambiental, sustentabilidade e conscientização sobre os serviços de saneamento.
Além do estande, a Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris), levou à Escola de Ensino Médio Luzia Araújo Barros os projetos Cagece Virtual, Sementes de Bolso e contação de histórias. As ações nas escolas somaram mais de 1mil participações de crianças e jovens de Itarema.
A tecnologia levada pelo Cagece Virtual com os óculos de realidade virtual foi uma grande aliada para aproximar o público jovem da operação da Companhia.Os visitantes puderam fazer uma imersão, conhecendo as principais estações e laboratórios de controle de qualidade da Cagece.
Com um foco na vivência ambiental, o projeto itinerante Sementes de Bolso promoveu a sustentabilidade e práticas educativas por meio da plantação de sementes, incentivando o cultivo e o contato com a natureza.
A participação da Cagece no Festival do Atum em Itarema demonstrou o compromisso da Companhia em levar informação, lazer e projetos educativos que promovem a cidadania e a sustentabilidade para as comunidades cearenses.
A ação estratégica Esgotamento Legal, realizada em parceria com diversos órgãos, buscou sensibilizar a população de Itarema sobre a importância crucial de se interligar à rede de esgotamento sanitário existente para a saúde e o meio ambiente. Por meio de uma entrevista na Rádio local, Liberdade F.M, a coordenadora Samia Andrade convocou a população a aderir ao programa, esclareceu dúvidas sobre a interligação à rede e os benefícios do programa.
“O sucesso da nossa visita à Itarema, que inclui tanto a participação no Festival do Atum quanto às ações educativas na escola, reforça o compromisso da Cagece em ir além do serviço de saneamento básico. É fundamental levarmos a mensagem de cidadania e sustentabilidade diretamente para a população, promovendo a conscientização e a interatividade em cada município que atuamos.”, destacou Samia Andrade, coordenadora de Interação Social (Geris).
Para Amélia Barros, técnica da Cagece que acompanhou a ação junto a escola pública e nos estandes, a atividades como contação de histórias aproximou bastante o público, assim como o Cores da Terra, que utiliza materiais encontrados na natureza, estimulou a criatividade e a conscientização sobre o uso de recursos naturais de forma sustentável.
Por fim, a Cagece Lúdica, com os bonecões Pingo, Gota e Goto garantiram a animação, representando de forma divertida e cativante os serviços prestados pela Cagece e interagindo com o público, especialmente com as famílias.
Saiba Mais
O Festival do Atum e Delicias do Mar de Itarema está em sua terceira edição e reforça a importância da união de esforços no combate à insegurança alimentar e nutricional, promovendo ações socioambientais que garantam dignidade e acesso à alimentação de qualidade para todos