Obras de esgotamento sanitário na Prainha entram em fase de operação assistida

Com a conclusão dos trabalhos, a cobertura de esgotamento sanitário da localidade alcançará o índice de 93%.

Obras de esgotamento sanitário na Prainha entram em fase de operação assistida

07/10/2025

A Cagece iniciou a fase de operação assistida do sistema de esgotamento sanitário na Prainha, no município de Aquiraz. A fase de testes deve ser finalizada em janeiro de 2026. No local, a companhia investiu cerca de R$ 30 milhões para beneficiar sete mil pessoas. Com a conclusão dos trabalhos, a cobertura de esgotamento sanitário da localidade alcançará o índice de 93%.

A fase de operação assistida têm o objetivo de avaliar o funcionamento de componentes elétricos, dos sistemas, dos equipamentos hidráulicos, e identificar a necessidade de possíveis ajustes ao longo da rede coletora ou da linha de recalque. Tudo isso para garantir a eficiência do sistema no momento em que a operação estiver ocorrendo de forma definitiva.

No local, a Cagece implantou 30 quilômetros de rede coletora de esgoto, 10 quilômetros de linha de recalque, quatro estações elevatórias de esgoto, cerca de duas mil ligações, além de incrementar um módulo na Estação de Tratamento de esgoto (ETE), que terá capacidade para tratar 56,40 l/s.

“Essa obra é de suma importância para a da Prainha por se tratar, também, de uma região turística. Os serviços representam os esforços da companhia para o avanço no cumprimento das metas de universalização dos serviços de esgotamento sanitário estabelecida pelo Novo Marco do Saneamento Legal, garantindo saúde e qualidade de vida para a população”, explica o gerente de Obras da Cagece, Ítalo Feitosa.