Governo do Ceará garante investimento de R$ 1,4 milhão para ampliação do abastecimento em comunidades rurais
O Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e de 22 prefeituras cearenses, assinou, nesta quinta-feira (9), um termo de compromisso para ampliação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais.
Com investimento na ordem de R$ 1,4 milhão, mais de 1.700 famílias em 23 comunidades distribuídas por 22 municípios do estado serão beneficiadas. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará com a universalização do saneamento básico e o acesso à água de qualidade no meio rural.
Durante a cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (9) no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas ressaltou o papel transformador do acesso à água nas comunidades e destacou o caráter participativo do modelo de gestão do Sisar.
“Ter água encanada em casa significa qualidade de vida para a população. O grande diferencial do Sisar é a mudança cultural que ele promove no nosso povo: a consciência de que o que é público tem dono. O Sisar traz essa confirmação de que o nosso povo cuida do que é dele. Quero agradecer a parceria dos prefeitos, das lideranças comunitárias e do Sisar, que fazem esse trabalho acontecer no dia a dia”, afirmou o governador.
O diretor de Unidades de Negócio do Interior da Cagece, Carlos Salmito, destacou os avanços do saneamento rural no Ceará e a relevância das parcerias institucionais que sustentam o modelo de gestão do Sisar no estado.
“A população rural do estado é em torno de 2,2 milhões de pessoas e hoje já temos cerca de 1,3 milhão de pessoas com acesso à água tratada. Um avanço que só é possível com boas parcerias e a Cagece se coloca como braço do estado para contribuir com a melhoria da qualidade da saúde e dignidade da nossa população”, destacou Salmito.
Já o secretário-executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano das Cidades, Thiago Câmpelo, também presente na cerimônia, ressaltou o compromisso do Governo do Ceará com o fortalecimento da política pública de saneamento e com a participação social no planejamento do setor. “Tenho a oportunidade de participar da gestão do Ceará e vejo de perto esse compromisso do governo com a população. As parcerias são essenciais e juntos, vamos continuar avançando e ampliando o acesso à água e ao saneamento de qualidade”, afirmou.
Saiba mais
Esse já é o segundo termo de compromisso assinado pelo Governo do Cerará neste ano, para ampliação dos serviços de abastecimento em zonas rurais. Em agosto, outras 2.700 famílias de comunidades rurais em 19 municípios também tiveram investimentos anunciados para a garantia do acesso à água tratada.
A revisão tarifária entra em vigor após 30 dias da divulgação. Os valores atualizados pela tarifa média passam a valer para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Fortaleza e nos municípios atendidos pela Cagece. A autorização para aplicar a revisão foi concedida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE).