Cagece investe R$ 15 milhões em automação para melhorar o abastecimento de água no Ceará
A Cagece investiu mais de R$ 15 milhões em 2025 para modernizar e automatizar seus sistemas de abastecimento no estado. A iniciativa, conduzida pela Gerência de Manutenção Eletromecânica e Automação (Gemae), teve como objetivo central melhorar a eficiência da operação, garantir mais segurança no fornecimento de água e reduzir as perdas na distribuição.
Com o uso de novas tecnologias, a companhia passa a acompanhar seus sistemas em tempo real, a qualquer hora do dia. Isso significa mais agilidade para identificar necessidades, ajustar o funcionamento dos equipamentos e prevenir problemas antes que eles afetem a população.
Para o gerente de Manutenção Eletromecânica e Automação da Cagece, Saulo Teles, a modernização marca um avanço importante para o Ceará. “Este investimento consolida uma gestão baseada em dados, aprimorando a estabilidade do sistema e garantindo a redução sustentável e técnica das perdas de água”, explica.
O investimento da Cagece para a automação dos sistemas de água incluiu a instalação de equipamentos que permitem monitorar pressão, vazão e nível dos reservatórios com muito mais precisão. Outra novidade é o uso de dispositivos que fazem com que as bombas funcionem de forma mais suave e ajustada à necessidade do sistema. Isso aumenta a vida útil dos equipamentos e ajuda a economizar energia na operação dos sistemas.
Com a automação, a Cagece consegue operar de forma mais estável e eficiente. Entre os principais benefícios estão: mais regularidade no abastecimento, com respostas mais rápidas às demandas do sistema; menos custos operacionais, graças ao uso mais inteligente de energia e equipamentos; redução das perdas de água, com controle mais preciso da pressão e do volume distribuído.
Sistemas modernizados
O programa já levou automação a diversos Sistemas de Abastecimento de Água da Cagece no estado. Os municípios contemplados com a modernização foram: Aracoiaba, Redenção, Aquiraz, Cascavel, Aracati, Crateús, Quixadá, Orós, Irauçuba e Tauá.
Com as melhorias realizadas ao longo desse ano, a Cagece amplia sua capacidade de oferecer um abastecimento mais seguro, moderno e eficiente para a população cearense.