Início » Notícias » Cagece conquista 1º lugar do Prêmio CASACOR Ceará com projeto RegeneraLab
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Cagece conquista 1º lugar do Prêmio CASACOR Ceará com projeto RegeneraLab

06/11/2025

O projeto RegeneraLab, iniciativa de inovação e sustentabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), conquistou o 1º lugar na categoria Design Cearense do prêmio oficial da CASACOR Ceará 2025. A premiação contou com avaliação de um júri técnico formado pela coordenação do curso de Arquitetura da Unifor, coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Pela primeira vez na CASACOR, a Cagece apresentou um projeto completamente fora de sua atuação habitual, reforçando a potência do saneamento como agente de transformação social. Ao todo, 35 ambientes foram analisados, entre eles o espaço Caminho das Águas assinado pela companhia em parceria com o designer de produtos Érico Gondim e o paisagista Bruno Ary.

Lu Palhano, assistente de sustentabilidade da Cagece, ressalta que a conquista marca um momento histórico para a companhia. “Pra gente, que é estreante na CASACOR com um projeto completamente inovador e fora da nossa atividade fim, foi impressionante. Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Cumprimos nossa missão de mostrar que nossa estrutura tem valor e que podemos desenhar um futuro mais resiliente, no qual a cidade perceba o saneamento para além dos serviços de água e esgoto”, comemora.

O RegeneraLab nasceu para transformar resíduos operacionais da Cagece em soluções de design aplicadas em mobiliário urbano sustentável. Parte dos materiais que iriam para o descarte ganhou nova vida no ambiente exposto na CASACOR Ceará e agora todo o trabalho foi oficialmente premiado.

Para o designer de produtos, Érico Gondim, receber o prêmio foi uma experiência gratificante no sentido de valorizar a importância que o design e o saneamento têm na qualidade de vida das pessoas, por meio da ressignificação de resíduos de forma sustentável. “Quando a gente faz as coisas com amor, cedo ou tarde elas são reconhecidas. Esse trabalho veio em um momento bem legal, profissionalmente. Trabalhar com resíduos é algo que eu sempre quis. O material da Cagece gera algo que eu deslumbrava em outros momentos, mas que não sabia ainda como alcançar”, afirma.

O paisagista Bruno Ary, responsável pelas Soluções Baseadas na Natureza adotadas pelo projeto, também comemora o prêmio como reconhecimento do trabalho realizado. “Desde o início, nosso propósito era claro: unir beleza e sustentabilidade. Esse prêmio é um reconhecimento deste trabalho que envolveu tanta gente e nos dá energia e gás pra seguir perseguindo esse sonho”, declara.

O projeto RegeneraLab passa a ser um case de sucesso na história da Cagece, que revela como a companhia pode contribuir com o futuro urbano das cidades. Depois da CASACOR Ceará que segue com a sua programação até o dia 16 de novembro, a expectativa é que as peças de mobiliário sustentável ocupem novos espaços, com possibilidade de exposição também em outros estados, além do Ceará.