Início » Notícias » Cagece assina Carta de Intenção com instituições chilenas para troca de experiências em saneamento
Cagece assina Carta de Intenção com instituições chilenas para troca de experiências em saneamento

Cagece assina Carta de Intenção com instituições chilenas para troca de experiências em saneamento

30/04/2025

Em missão no Chile, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinou hoje (30), uma Carta de Intenção firmada entre a companhia, a empresa Nueva Atacama, a Faculdade de Tecnologia e o Centro da Governança e Políticas Públicas da Universidade do Atacama. O documento formaliza as tratativas realizadas entre as quatro instituições, no sentido de demonstrar interesse de parceria e colaboração futura para troca de experiências e informações relativas ao setor de saneamento básico e políticas públicas.

A assinatura da carta aconteceu durante a programação do Workshop realizado pela Universidade do Atacama, que teve como tema as experiências com as políticas públicas de saneamento básico e recursos hídricos e dessalinização de água marinha.

“Para nós, a assinatura desta Carta de Intenção representa uma iniciativa exitosa que, por certo, irá contribuir bastante no desafio da universalização do saneamento básico, especialmente na garantia de segurança hídrica a partir das experiências chilenas com a dessalinização de água”, destacou o Neuri.

Na oportunidade, o presidente da Cagece realizou para os chilenos uma apresentação institucional com um panorama geral da situação do saneamento básico no Brasil, bem como os desafios do novo marco regulatório do setor e o papel das parcerias realizadas pelas companhias de saneamento que operam no país.

Missão Chile

A missão no Chile teve início na última segunda-feira (28), com objetivo de estreitar laços com as instituições do setor de saneamento básico e recursos hídricos no país, além de conhecer de perto as experiências chilenas com dessalinização de água marinha e reúso de água.

Atualmente, o Chile é considerado líder na América Latina em termos de capacidade de dessalinização. O país enfrenta uma crise de escassez hídrica há mais de 15 anos, considerada uma das mais prolongadas da América Latina. Desta forma, as iniciativas voltadas para dessalinização e reúso de águas são tratadas como prioritárias para mitigar os efeitos da seca e garantir o abastecimento da população, bem como das atividades econômicas no país.

Saiba Mais

Atualmente, Neuri Freitas é presidente da Cagece e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A missão no Chile prossegue até a próxima sexta-feira (02). Na agenda, reuniões com o Governo Regional do Atacama, e conta ainda com reuniões com o Governo Regional do Atacama, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), além de visitas técnicas.

Também participam da Missão no Chile o diretor de Engenharia, José Carlos Asfor e o diretor de Gestão de Parcerias, Luciano Arruda, ambos da Cagece.