Início » Notícias » Abastecimento de água será ampliado para mais de 2.700 famílias de zonas rurais no Ceará
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Abastecimento de água será ampliado para mais de 2.700 famílias de zonas rurais no Ceará

19/08/2025

Mais de 2.700 famílias serão atendidas com a ampliação de sistemas de abastecimento em zonas rurais do estado. O termo de compromisso assinado nesta terça-feira (19) entre Governo do Ceará, Cagece, Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e prefeituras, vai garantir um investimento superior a R$ 1,4 milhão para a perfuração de poços e a instalação de novas estações de tratamento em 22 comunidades de 19 municípios cearenses.

Durante a solenidade realizada nesta manhã, o governador Elmano de Freitas destacou a continuidade dos investimentos no saneamento rural para a garantia de água de qualidade para o povo cearense. “Nós do Estado do Ceará garantimos investimento para o que é mais essencial para o nosso povo, que é água para beber, saneamento básico, interiorização da saúde e da educação de qualidade, e muito investimento em segurança. Essa união entre a comunidade, governo estadual e prefeituras, permite o Sisar ser um sucesso. Estamos efetivamente juntos e viva as comunidades que constroem o Sisar no seu dia a dia”, frisou.

José Leite, diretor de Gestão Corporativa, destacou a participação da Cagece nos avanços sendo o órgão responsável por disponibilizar equipes técnicas para realizar levantamento de viabilidade de projetos para ampliação e melhorias operacionais dos sistemas de abastecimento nas zonas rurais atendidas pelo Sisar, além de fornecer os materiais necessários para as obras. “O governo do estado tem sido decisivo para que a gente consiga levar água a todas as comunidades rurais. Para a Cagece é um orgulho, uma satisfação ter esses sistemas de abastecimento funcionando e levando a água que é vida para a população”, afirmou.

O agricultor Antônio Cecílio Rodrigues, de 32 anos, presidente da Associação do Desenvolvimento do Sítio Novo em Araripe, no Cariri cearense, falou sobre a expectativa das 62 famílias que moram na localidade, que será uma das contempladas pelo projeto de ampliação do Sisar no estado. “A nossa realidade lá antes era muito precária. Aí veio o projeto Paulo Freire, o projeto das cisternas para todos, então melhorou mais um pouco. Agora, com a assinatura desse compromisso, vai melhorar 100% as nossas vidas”, acredita.

No Ceará, o abastecimento rural é gerenciado pelo Sisar, que facilita o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. “Essa parceria, iniciada há quase 30 anos, fez com que a gente chegasse a mais de um milhão de pessoas beneficiadas no estado, dando mais dignidade a quem precisa. O Sisar não é só água, é desenvolvimento social nas comunidades”, declarou o presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro.

Há cinco anos, a água tratada chegou às torneiras do assentamento Bela Vista, em Jaguaruana, transformando o cotidiano de agricultores como Maria Gislene da Silva, 47. Hoje, ela celebra que as localidades vizinhas (assentamento Bernardo Marinho e comunidade Açude do Coelho) foram contempladas na ampliação. “A gente que luta pela terra também pensa em se manter, e isso passa pela água. Estar hoje aqui para acompanhar os meus vizinhos é muita satisfação. Água é qualidade de vida, é liberdade”, conclui Gislene.