30º Encontro dos Profetas da Chuva ocorre neste sábado (10) em Quixadá
A cidade de Quixadá recebe, neste fim de semana, o 30º Encontro dos Profetas da Chuva, evento que reúne saberes populares, cultura nordestina e reflexões sobre o futuro do semiárido. A programação tem início na sexta-feira (09), no período da noite, com o Festival Encanta Quixadá, que reunirá violeiros e repentistas do Sertão Central.
No sábado (10), a partir das 9h, o Encontro dos Profetas da Chuva será realizado no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, com a apresentação das previsões para a quadra chuvosa de 2026, além de homenagens, feira de artesanato e manifestações culturais.
Um dos destaques desta edição será a homenagem póstuma à Dona Lourdinha (Maria de Lourdes Leite Lemos), considerada a Rainha dos Profetas. Neste ano, será realizado o plantio de uma árvore com seu nome no Jardim dos Profetas, em reconhecimento à sua contribuição para a preservação do saber tradicional. O evento deve reunir cerca de 700 pessoas e contará com a participação de profetas e profetizas do Ceará e de outros estados, como Paraíba e Piauí.
Para Helder Cortez, um dos idealizadores do Encontro dos Profetas da Chuva, o evento cumpre o papel de preservar e fortalecer a cultura nordestina de observação dos sinais da natureza para a previsão de chuvas no nordeste. “A gente está com uma expectativa muito grande de que este seja o maior Encontro dos Profetas da Chuva já realizado. Aproveito para destacar a participação da Cagece que está junto de nós desde o início, apoiando o resgate desta cultura”, afirma.
Em 2026, o 30º Encontro dos Profetas da Chuva presta homenagens a personalidades e setores que contribuíram para a valorização do saber popular e a sustentabilidade da cultura regional. Entre os homenageados estão Jade Romero, vice-governadora do Ceará; Fernando Matos Santana, secretário dos Recursos Hídricos; Jânio Costa, diretor-presidente do grupo Cosampa; e Cristiano Peixoto Maia, diretor-presidente do grupo Samaria.
Serviço
30º Encontro dos Profetas da Chuva
Quando: 10 de janeiro
Onde: IFCE – Campus Quixadá
Horário: a partir das 9h