A renovação do Pacto Global pela Cagece reafirma o papel da empresa como líder em saneamento sustentável no Nordeste.
Sustentabilidade: Cagece renova compromisso com Pacto Global das Nações Unidas
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) renovou compromisso com Pacto Global, iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) para engajar o setor empresarial em ações que promovem o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade corporativa. Com a renovação, a companhia assume compromisso com os Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
O processo de renovação do Pacto Global ocorreu por meio do primeiro relatório obrigatório da Comunicação em Progresso (CoP), questionário alinhado aos padrões já existentes como a Iniciativa Global de Relatórios (GRI). O documento tem o objetivo de auxiliar empresas em processos de gestão de indicadores de sustentabilidade, enquanto aumentam a transparência de informações disponibilizadas.
O supervisor da Gerência de Meio Ambiente da Cagece (Gemam), Ítalo Cavalcante, ressalta algumas exigências requeridas internamente para a Cagece a partir dos resultados do primeiro ano de adesão ao Pacto Global. “Nos foi exigido maior fortalecimento da governança ESG, avanços para atingimento das metas de universalização do acesso à água potável e ao esgoto tratado em áreas urbanas e rurais do estado, além do incentivo ao desenvolvimento de projetos de economia circular e a adoção de tecnologias sustentáveis que assegurem a eficiência operacional da companhia”, explica.
O supervisor destaca como exemplo de adoção de tecnologias sustentáveis, a Planta de Dessalinização, projeto estratégico para promover o acesso à água potável. “Operada com energias limpas e gestão sustentável, a Planta de Dessalinização pode ser um modelo para outras regiões do semiárido brasileiro e do mundo”, complementa Ítalo.
A renovação do Pacto Global pela Cagece reafirma o papel da empresa como líder em saneamento sustentável no Nordeste. Com esse compromisso, e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a companhia tem o objetivo de ampliar o acesso à água e ao saneamento (ODS 6), inovar em tecnologias de dessalinização e energia limpa (ODS 9 e 7) atrair investimentos verdes e parcerias (ODS 17), além de fortalecer sua reputação como empresa ESG (Ambiental, Social e Governança). “A expectativa central é que a renovação não seja só um selo, mas um catalisador para projetos concretos de métricas mensuráveis da companhia”, acrescenta Ítalo.
Pacto Global das Nações Unidas
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Atualmente é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 25 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em mais de 67 redes locais, com abrangência e engajamento em todos os continentes.