CAMINHO DAS ÁGUAS

A ÁGUA PERCORRE UM LONGO TRAJETO ATÉ SUA CASA.

Estamos acostumados a ter água saindo na nossa torneira todos os dias. Ela vem limpinha e própria para o consumo. Mas você já parou para pensar em como a água chega até sua casa?

Fonte: Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). Mapa Ilustrativo.

Osistema de abastecimento da RMF é formado pelos açudes Orós, Castanhão, Curral Velho, Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião, e pelo rio Jaguaribe.

Fortaleza e outros municípios da Região Metropolitana não possuem mananciais de porte suficiente para o abastecimento de água de toda a população, dependendo da transposição de água dos grandes mananciais no interior do estado. Os açudes que integram o sistema de abastecimento da RMF é formado pelo Orós, Castanhão, Curral Velho, Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião, além do rio Jaguaribe, que também tem suas águas transpostas pelo Canal do Trabalhador. Dentre eles, destacam-se os açudes Castanhão e Orós, distantes 216,54 km e 283,81 km, respectivamente.

Estes reservatórios são interligados por meio de rios perenizados, canais, sifões, túneis e adutoras. Juntas, as águas desses mananciais percorrem um trajeto de mais de 200 km até chegar às estações de tratamento do Sistema Hídrico Metropolitano.

TODOS PELA ÁGUA

É hora de revermos nossos conceitos, cuidar dos recursos que temos  e garantir o futuro da nossa gente.

UA - 85908856-1