Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece patrocina Coleção Memória Colonial do Ceará

Cagece patrocina Coleção Memória Colonial do Ceará

Criado em Sexta, 09 Novembro 2012 10:38
Cagece patrocina Coleção Memória Colonial do Ceará Google Imagens

O projeto traz cartas oficiais do período de 1618 a 1832 entre Ceará e Portugual , e revela traços da constituição do povo cearense.

O Governo do Estado do Ceará, através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará Cagece (Cagece) e Secretaria de Cultura, lança nesta sexta-feira (9), a coleção de livros “Memória Colonial do Ceará”. O lançamento ocorre durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará, no estande da Secult, no espaço Natércia Campos.

A Cagece patrocina o projeto, que resgata as correspondências oficiais entre Portugal e Ceará no período entre 1618 e 1832. O objetivo dessa coleção é buscar documentos que tracem o roteiro da formação cultural do Estado e resgatar as raízes históricas do povo cearense no período colonial.

Os documentos originais estão guardados no Arquivo Histórico Ultramarino, em Portugal, e foram restaurados e transcritos em português contemporâneo, para facilitar o acesso a historiadores, pesquisadores e o público em geral.

A coleção se destinará principalmente para bibliotecas públicas do Ceará, com a finalidade de dar maior acesso a consultas destes documentos.

 

Serviço:

Lançamento Coleção Memória Colonial do Ceará

Data: 09/11/2012

Horário: 19 horas

Local: X Bienal Internacional do Livro no Ceará (Estande da Secult)

Ler 2050 vezes Última modificação em Sexta, 09 Novembro 2012 11:18