×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 69
Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Reuso de esgoto: Cagece firma parceria para pesquisa

Reuso de esgoto: Cagece firma parceria para pesquisa

Criado em Sexta, 21 Setembro 2012 09:31

O esgoto tratado será utilizado na produção de milho e no cultivo de mudas florestais. O centro funcionará nas estações da Companhia, em Jaguaribara.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguaribara para a instalação de um projeto de reuso de esgoto em suas estações de tratamento de água e esgoto do município. A proposta é que os efluentes gerados pelo tratamento na ETE sejam utilizados para a produção de milho e mudas florestais.

Na produção de milho, a água obtida através do tratamento de efluentes servirá para a irrigação de três hectares de plantação para a produção de grãos. Já as mudas de espécies nativas, irrigadas pelo esgoto tratado, serão utilizadas na ornamentação de praças, parques, jardins e na recuperação de matas ciliares que estão em processo de degradação.

A Cagece, além de cuidar do suporte técnico, oferecendo efluentes e monitoramento, disponibilizará os terrenos livres nas estações para a pesquisa.

Com a implantação do Centro de Reuso, a população ganha um espaço para a promoção de educação ambiental, aumento de oferta hídrica e arborização de áreas publicas e com os resultados da pesquisa podem, posteriormente, contar com mais uma fonte de geração de renda.

Reuso

Esta não é a primeira vez que a Cagece investe em pesquisas na área de tratamento de esgoto e reutilização das águas como forma de preservação do meio ambiente, combate à escassez da água e geração de economia e desenvolvimento sustentável.

A Companhia mantém um Centro de Pesquisa sobre Tratamento de Esgoto e Reuso de Águas, situado no município de Aquiraz, e um local de pesquisas na cidade de Juazeiro do Norte, no sul do Ceará.

Em Aquiraz, desde 2005, uma parceria entre Cagece e Universidade Federal do Ceará (UFC), estuda a utilização de esgotos tratados domésticos em irrigação com ênfase na produção de biodiesel, para a piscicultura e no desenvolvimento de tecnologias locais. Já em Juazeiro do Norte, o clima semiárido favorece os estudos na área de reutilização das águas para o plantio de milho híbrido.

Ler 2151 vezes