Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece abre as portas para deficientes auditivos

Cagece abre as portas para deficientes auditivos

Criado em Quarta, 23 Fevereiro 2011 11:14
Hoje, 23, comemora-se o dia do surdo-mudo. A Cagece é uma das empresas que dá oportunidade para os profissionais com deficiência.

    

     Desde 1991, o Brasil possui a lei de cotasque destina de 2% a 5% das vagas de trabalho para deficientes emempresas com mais de cem funcionários. Mesmo assim, os surdos-mudosainda são uma minoria no mercado de trabalho.

     Entre os estudantes, a dificuldade é aindamaior. Segundo a supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola(CIEE), Ívina Egídio, ainda existe um grande número de estudantes nobanco de dados esperando uma oportunidade de trabalho. A dificuldade eminserir esses jovens no mercado acontece por falta de profissionais emlibras (língua brasileira dos sinais), já que isso facilitaria acomunicação entre funcionários e empresa.

     A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece), por meio do Governo do Estado do Ceará, é uma das empresasque dá oportunidade para esses profissionais. Por meio do projetosocial Menor Aprendiz, nove jovens com deficiência auditiva foramintegradas ao quadro de colaboradores da Companhia. Duas delas, TicianeTavares e Camila Paes, que fazem parte do projeto, são exemplos deinteração e agilidade. Segundo a Gerente de Pessoas da Cagece, VivianeChaves, as meninas estão tendo um bom desempenho dentro do que éproposto pelo Projeto. Além disso, as pessoas do setor se mobilizarampara ter uma boa comunicação e convívio com elas.

     Através de gestos e contando com a ajudados que trabalham com elas, as duas menores aprendizes disseram que aCompanhia as recebeu de forma carinhosa e sem discriminação. Elas aindapontuaram o quanto é difícil encontrar na maioria das empresas, pessoasque tenham paciência e interesse em se comunicar e ter uma boacomunicação com pessoas portadoras de deficiência auditiva.

 

Ler 1345 vezes