Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece apoia replantio de mudas no Rio Maranguapinho

Cagece apoia replantio de mudas no Rio Maranguapinho

Criado em Sexta, 23 Março 2012 13:28

A ação, realizada pela Secretaria das Cidades, faz parte das comemorações da Festa Anual das Árvores, e acontece nesta segunda-feira (26), às 9 horas, no projeto Rio Maranguapinho.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) irá apoiar o replantio de 600 mudas na margem esquerda do Rio Maranguapinho, nesta segunda feira (26), às 09h. Técnicos estarão no local realizando a escavação de 600 covas para a realização do plantio da mata ciliar. A ação integra as comemorações da Festa Anual da Árvore e acontece no trecho I, entre a Avenida Fernandes Távora e a Rua Graco Cardoso. A iniciativa é da Secretaria das Cidades, em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.

Serão plantadas 1000 mudas de planta nativa, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados. As mudas serão plantadas por moradores do entorno e estudantes de escolas públicas. Durante toda a ação, a Companhia também irá distribuir copos de "Água de Beber" para os presentes.

O rio Maranguapinho dá nome ao maior projeto de intervenção urbana do Ceará, o Projeto Rio Maranguapinho. Da área que receberá o replantio, já foram retiradas mais de 500 famílias que viviam em áreas de risco. Atualmente, estão sendo executadas obras de urbanização no trecho.

O Projeto

O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.

Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias realocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

Serviço:

Replantio da mata ciliar do Rio Maranguapinho

Data: 26 de março de 2012

Horário: 9 horas

Local: Avenida Senador Fernandes Távora esquina com a Rua Alves Batista (Ponte do Genibaú)

*Com informações da Secretaria das Cidades

Ler 1383 vezes Última modificação em Sexta, 23 Março 2012 13:38