×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 72
Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Experiência da Cagece é apresentada em seminário

Experiência da Cagece é apresentada em seminário

Criado em Segunda, 21 Novembro 2011 10:41

Nesta segunda-feira (21), técnicos da Companhia apresentam o Sistema Integrado de Saneamento Rural, em São Paulo. O seminário aborda os desafios da universalização do saneamento.

A experiência do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) que foi implantado no Ceará será apresentada em seminário sobre saneamento, em São Paulo. A palestra será proferida, no dia 21, pelo Gerente de Saneamento Rural da Cagece Hélder Cortez, como parte do Seminário Desafio da Universalização do Saneamento: atendimento sustentável das comunidades isoladas. O evento prossegue até o dia 22.

O Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural) é hoje uma experiência de sucesso em saneamento rural. Criado pela Cagece, em 1996, em parceria com o banco alemão KFW, o projeto é uma entidade privada sem fins lucrativos que gerencia sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais juntamente com os moradores.

Com o Sisar, a Companhia sensibiliza e capacita as comunidades, além de prestar manutenção nos sistemas de tratamento e distribuição de água, mas são os próprios moradores que operam o sistema. "A Cagece tem orgulho em saber que o Sistema Integrado de Saneamento Rural é exemplo em nível nacional e internacional, de uma forma sustentável para atender com água tratada às pequenas comunidades rurais", afirma Gotardo Gurgel, presidente da Companhia.

Um dos destaques do Sisar é o valor da conta paga, que é muito abaixo do valor normal cobrado por uma conta de água. Isso se deve porque a comunidade divide as despesas como energia elétrica, salário do operador da estação de tratamento e manutenção do Sisar. Hoje, existem oito unidades do Sisar no Ceará totalizando 626 localidades atendidas com sistema de abastecimento de água gerenciadas pelos próprios moradores.

No primeiro dia do Seminário, serão discutidas as políticas públicas e modelos de atendimento com saneamento em comunidades isoladas. Já, no segundo dia, haverá oficina de avaliação e colocação de proposições sobre os modelos existentes.

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – 85 3101.1826/ 8878.8932)
Ler 1377 vezes