×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 69
Página Inicial Institucional Comunicação Notícias ETA-Gavião comemora 30 anos

ETA-Gavião comemora 30 anos

Criado em Quarta, 28 Setembro 2011 14:55

No último dia 24 deste mês, a Estação de Tratamento de Água do Açude Gavião (ETA-Gavião) completou 30 anos de funcionamento.

Na última semana, a estação de tratamento de água mais famosa da Cagece, a ETA Gavião, completou 30 anos de funcionamento. Localizada no município de Pacatuba, a 33 quilômetros de Fortaleza, a estação foi inaugurada em setembro de 1981 e fez parte de um projeto audacioso, a integração dos açudes Pacoti, Riachão e Gavião, que teve como objetivo garantir água potável para os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Eusébio.

Na época de sua criação, a capital cearense passava por uma crise no abastecimento de água, pois o açude Acarape, de onde era feita a captação já não dava conta de atender as necessidades de uma Fortaleza e adjacências que cresciam em grande velocidade. Com a integração, a capacidade de abastecimento aumentou em 12 vezes a do antigo sistema e garantiu a segurança hídrica necessária para o desenvolvimento das cidades beneficiadas com a obra.

Atualmente, além de ser o maior sistema produtor de água da Cagece, a ETA Gavião também se destaca por ser a maior estação de filtração direta do Brasil.

Desde esta data até os dias de hoje, a Estação já passou por reformas e modernização, sempre com o intuito de melhorar a qualidade da água distribuída pela Companhia. Neste momento, estão sendo investidos R$ 912 mil em reformas e construções na Estação de Tratamento do Gavião. O prédio administrativo está sendo reformado, o laboratório de analises químicas, onde são feitos testes de qualidade da água, está sendo ampliado e estão sendo construídos um auditório com capacidade para 60 pessoas, além de um galpão para armazenamento e uma guarita.

Assessoria de Imprensa da Cagece:

Sabrina lemos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel.: (85) 3101.1826 / 8878.8932)

Ler 1536 vezes