×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 66
Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Costureiras aprendem a fazer bolsas de material reciclado

Costureiras aprendem a fazer bolsas de material reciclado

Criado em Segunda, 26 Setembro 2011 13:34

A oficina faz parte do programa Reciclocidades da Cagece, que visa a inclusão social e a geração de renda.

A vila de Jericoacoara recebe mais uma vez o projeto Reciclocidades da Cagece, entre os dias 29 de setembro e 07 de outubro. O programa que trabalha com reciclagem de materiais diversos para a confecção e comercialização de produtos, realizará pela primeira vez oficinas de fabricação de bolsas utilizando como matéria-prima banners descartados pela Companhia.

Em sua segunda edição na praia, o programa fechou parceria com uma associação de costureiras da Vila e capacitará 20 mulheres na confecção e venda de bolsas. O Reciclocidades acontece no mesmo período que o 4° Jeri Sport Music Festival, época em que há aumento de turistas e por isso maior visibilidade do trabalho das artesãs. Todas as peças confeccionadas durante a oficina serão comercializadas no Festival.

Em 2009, o projeto Reciclocidades capacitou jovens de Jericoacoara na fabricação de instrumentos musicais a partir de material reciclado. Ao final da oficina, os produtos foram expostos à venda no Festival e os participantes também puderam apresentar um número musical no último dia do evento.

Reciclocidades

O Reciclocidades é um programa de responsabilidade socioambiental da Cagece que apoia e promove a formação de grupos produtivos por meio da reciclagem e sua comercialização. Através de oficinas que estimulam a coleta seletiva e reciclagem; formação de parcerias; e organização de cooperativas, o programa visa a inclusão social e a geração de trabalho e renda com foco em comunidades pobres de todo o estado.

As oficinas ensinam aos participantes a confecção de produtos artesanais através de material reciclado, com potencial de comercialização. É o caso, dos instrumentos musicais feitos a partir de garrafas PET, cestos e vasos de papel jornal e agora, bolsas de banner descartados.

Desde sua criação em 2009, já foram realizadas 38 ações do Reciclocidades que beneficiaram 750 pessoas em 31 municípios do Interior. As cidades são selecionadas de acordo com estudos realizados pela Cagece, a partir de análises socioambientais, levantamento de indicadores de renda familiar da população e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões.

Assessoria de Imprensa da Cagece:

Sabrina Lemos: ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. - Tel.: 85-3101.1828 / 8878.8932)

Ler 1563 vezes Última modificação em Terça, 27 Setembro 2011 18:02