Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece e UFC monitoram mar de Fortaleza com barco de pesquisa

Cagece e UFC monitoram mar de Fortaleza com barco de pesquisa

Criado em Quarta, 17 Dezembro 2008 14:00
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) renovam, em janeiro de 2009, o convênio para o monitoramento da qualidade da água do mar de Fortaleza

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) renovam, em janeiro de2009, o convênio para o monitoramento da qualidade da água do mar deFortaleza. Pelo convênio,  a Cagece irá repassar, para um períodode dois anos, cerca de R$ 400 mil para a manutenção do barco depesquisa Professor Martins Filho.

O barco é utilizado para coletar, acada três meses, amostras de água e dos sedimentos do mar que servempara análises fisico-química e bacteriológica, além de identificação econtagem de organismos marinhos. O monitoramento garante à populaçãoque a praia do Kartódromo e o mar não fiquem poluídos.

A coleta é realizada na área onde édespejado o efluente tratado da Estação de Pré-Condicionamento daCagece, localizado na Avenida Leste Oeste. O monitoramento garante asegurança de que o efluente não retorne à praia e não cause danos àflora e à fauna marinhas. Para a UFC, o convênio dá espaço para arealização de pesquisas nas áreas de biologia, química e oceanografia.Além disso, é utilizado nas aulas de cursos com Engenharia dePesca.

Este ano, o barco Professor MartinsFilho completa 20 anos de atuação é um dos mais ativos no setor depesquisa do Nordeste. Há dez anos, a Cagece ajuda a manter oequipamento através do convênio.

EPC

A Estação de Pré-Condicionamento (EPC)da Cagece devolve ao mar o efluente de esgoto tratado de Fortaleza.Para não causar impacto na orla, a Cagece utiliza uma tubulação com3.200 metros de comprimento mar adentro, numa profundidade de 16metros. O emissário submarino, como é chamado o tubo, foi instalado em1978 e tem diâmetro de 1,5 metro.

 

 

 

Água é testada em 165 laboratórios

       

A água que é distribuída pela Cagecepara consumo no Ceará é testada em 165 laboratórios de qualidade antesde ir para a casa do cearense. São dezenas de profissionaisespecializados e treinados pela empresa para atuar em 164 laboratóriosoperacionais no Interior e no laboratório central, em Fortaleza.

A análise da água é feita a cada duashoras, rigorosamente, obedecendo à Portaria 518/04 do Ministério daSaúde. Além disso, existem sete Laboratórios Regionais que coordenam,organizam e monitoram as ações dos laboratórios operacionais.

        Na capital, funciona oLaboratório Central da Cagece que recebeu o certificado ISO 9001 em2006 pela qualidade do serviço prestado. Esse laboratório monitoradiariamente a água distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA)Gavião e demais ETAs - que já vem tratada e protegida com oadicionamento de cloro durante todo o percurso. Existem mais de 16 milpontos estratégicos espalhados pela Região Metropolitana, onde sãocoletadas amostras proporcionais ao número de pessoas atendidas peloCagece em cada área. Alguns locais como clínicas de hemodiálise,hospitais, asilos, creches, escolas e pontos de baixa pressão sãoclassificados como prioridade para amostragem e análise da água.

 

 

Ler 1388 vezes