Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Novo sistema de abastecimento de água beneficiará 70 mil usuários em Aracati

Novo sistema de abastecimento de água beneficiará 70 mil usuários em Aracati

Criado em Quarta, 04 Maio 2011 13:21
A população do município de Aracati, no Litoral Leste, não sofrerá mais com escassez de água tratada.

A população do município de Aracati, noLitoral Leste, não sofrerá mais com escassez de água tratada. Nestaquarta-feira (4), o governador Cid Gomes inaugurou o novo sistema deabastecimento de água da cidade, que conta atualmente com 63 milligações e deverá chegar a 70 mil ligações. Com a unidade, o GovernoEstadual garante a universalização do abastecimento de água aosusuários da sede do município. A medida representou um investimento deR$ 18,8 milhões.

De acordo com técnicos da Companhia deÁgua e Esgoto do Ceará (Cagece), o novo sistema de abastecimento deágua de Aracati é mais moderno que alguns da capital e é o 5º maior daCompanhia. A captação das águas que abastecerá o município é feita noCanal do Trabalhador, em Itaiçaba, onde o Governo Estadual construiu umsistema adutor com projeção de atendimento à população de até o ano de2027. Também foi implantada uma estação de tratamento de água, emAracati, além de um reservatório apoiado de acumulação e distribuiçãode água tratada com capacidade de 3.870 metros cúbicos. Com extensão de3.700 metros foi implantada uma adutora de água tratada, um reforço darede de distribuição de água tratada e uma estação elevatóriapressurizadora da rede de distribuição.

Na ocasião, Cid Gomes visitou todas asetapas de tratamento de água e aproveitou para agradecer a populaçãoaracatiense o apoio as ações do Governo do Estado. Ele lembrou que aregião é uma região estratégica para o turismo do Ceará e por issomuitos outros investimentos estão sendo executados no Litoral Leste.?Obras de saneamento e rodovias, além da policlínica já estão aí aolhos vistos?, citou.

De acordo com o presidente da Cagece,Jurandir Santiago, Aracati passa a ser o primeiro município do estado acontar com dois sistemas de abstecimento de água independentes. Querdizer que se um precisar de alguma intervenção o outro operanormalmente. Para o secretário das Cidades, Camilo Santana a meta doGoverno Estadual é prover de infraestrutura para o desenvolvimento osmunicípios cearenses.

?Aracati só tem a agradecer aogovernador Cid Gomes tantos benefícios. É uma importante obra que vaigarantir ao nosso povo o abstecimento de água, tudo feito no caprichocom equipamentos modernos?, agradeceu o prefeito ExpeditoFerreira.  Participaram também da solenidade os deputadosestaduais Dedé Teixeira e Lula Moraes, os prefeitos de Itaiçaba eJaguaruana e o secretário do turismo do Estado, BismarckMaia.     

 

Esgotamento Sanitário


           Após ainauguração, o governador Cid Gomes, o secretário das Cidades e opresidente da Cagece, seguiram para as obras de esgotamento sanitáriode Aracati. O trecho escolhido foi no bairro Nossa Senhora de Lourdes,onde está sendo assentada a rede coletora através do método nãodestrutivo (que consiste em assentar a tubulação por baixo da terra,sem a necessidade de fazer cortes na via). Além deste, em outros quinzetrechos a mesma metodologia foi utilizada.

           Aintervenção faz parte da obra de esgotamento sanitário para omunicípio. Além da construção da rede coletora, também consiste noprojeto quatro elevatórias e uma lagoa de estabilização, que já tiveramsuas obras concluídas. Até o momento, 90% do sistema está pronto e 6mil ligações já foram realizadas.

            Aimplantação do sistema de esgotamento sanitário irá beneficiar 25 milpessoas e elevará o índice de cobertura com rede de esgoto em Aracatipara 65%. As obras serão concluídas até o final de 2011 e somam uminvestimento de R$ 24 milhões.

 

 

 

04 de maio de 2011

Informações: Governo do Estado do Ceará

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil - <!-- var prefix = 'm&#97;&#105;lt&#111;:';var suffix = ''; var attribs = ''; var path = 'hr' + 'ef' + '='; varaddy16005 ='c&#111;m&#117;n&#105;c&#97;c&#97;&#111;' +'&#64;'; addy16005 = addy16005 +'c&#97;s&#97;c&#105;v&#105;l' + '&#46;' +'c&#101;' + '&#46;' + 'g&#111;v' + '&#46;' + 'br';document.write( '<a ' + path + '"' + prefix + addy16005 + suffix +'"' + attribs + '>' ); document.write( addy16005 ); document.write('</a>' ); //--> Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.<!-- document.write( '<span style="display: none;">' );//-->   / 3466.4898)

Assessoria de imprensa da Cagece

Informações: www.cagece.com.br e www.twitter.com/cagece

Tel: (85) 3101-1826 e (85) 3101-1828

 

 

Ler 3247 vezes