Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Sisar, Cagece e prefeituras promovem encontros

Sisar, Cagece e prefeituras promovem encontros

Criado em Quarta, 18 Fevereiro 2009 11:58
O intuito do encontro é escolher um novo representante das prefeituras para fazer parte do Conselho de Administração do Sisar.

Os Sistemas Integrados de SaneamentoRural - Sisar estão promovendo encontros com a Companhia de Água eEsgoto do Ceará - Cagece e com os novos prefeitos dos municípios, ondehá presença do Sisar no Ceará. O intuito do encontro é escolher um novorepresentante das prefeituras para fazer parte do Conselho deAdministração do Sisar.

A Cagece deve aproveitar a ocasião pararepassar informações sobre a Companhia e suas unidades, bem como, asobras em andamento e as concessões da Cagece nos municípios e demaislocalidades da região. 

Os próximos encontros serão realizadosnos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, nas cidades de Crateús, Itapipoca eRussas, respectivamente. Um encontro já foi realizado, em Fortaleza, noinício do mês e mais quatro reuniões estão programadas para março, emJuazeiro do Norte, Acopiara, Quixadá e Sobral.

 

SISAR

O Sisar é um modelo de gestão desaneamento rural que foi aplicado pela primeira vez, no Ceará, em 1996,por intermédio de um banco alemão e a Cagece. Existem oito Sisar´s noCeará. Eles são independentes entre si, sendo que cada um é umaorganização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, compostapelas associações das comunidades beneficiadas. O objetivo do Sisar éque a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento deágua de forma auto-sustentável. A Cagece coordena e fiscaliza ogerenciamento de cada Sisar.

Os encontros também servem para exporexperiências que estã odand ocerto em determinado Sisar aos demais,como forma de copiar o modelo, tornando viável sua aplicação nas outraslocalidades onde há o sistema.

O Sisar está presente em 119 municípiose 528 localidades. São quase 300 mil pessoas beneficiadas com o sistemanas bacias hidrográficas localizadas em Fortaleza, Crateús. Sobral,Juazeiro do Norte, Acopiara, Quixadá, Russas e Itapipoca. 

 

Ler 1494 vezes