Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Mês do teatro: grupo da Cagece prepara um espetáculo sobre a mulher

Mês do teatro: grupo da Cagece prepara um espetáculo sobre a mulher

Criado em Sexta, 06 Março 2009 08:18
A peça será interpretada pelo Grupo Teatral Cagece, que existe há 6 anos.

Não se nasce mulher: torna-se...

Simone de Beauvoir. Osegundo sexo (1949)

 

A Cagece iniciou a montagem de umespetáculo teatral voltado para a comunidade. A peça será interpretadapelo Grupo Teatral Cagece, que existe há 6 anos, mas vai estrear numaapresentação aberta à comunidade. O espetáculo, previsto para estarpronto em agosto, enfoca o universo feminino na pena de RicardoGuilherme. A direção será de João Andrade Joca.

Através da peça, o espectador irámergulhar na história de seis mulheres - as fulanas - que também podemser seis fases de uma mesma pessoa. Com cinqüenta anos, esta mulher seolha no espelho e faz uma retrospectiva das várias etapas que aedificaram como tal. O que a faz feminina? O tema do espetáculo é aconstrução do feminino biológica e socialmente.

A encenação terá como base a estéticado chamado ?teatro pobre?, criado pelo polonês Jerzy Grotowski. A idéiaé eliminar o excesso de efeitos técnicos para destacar a performancedos atores. Segundo Grotowski, o fundamental no teatro é o trabalho coma platéia, não os cenários e os figurinos, iluminação etc. Essasferramentas podem ajudar a experiência teatral, mas são desnecessáriasao significado central que o teatro pode gerar.

O Grupo Teatral Cagece já se apresentouno ambiente da Companhia e em outras repartições do Governo do Estado,sempre sob a direção de João Joca Andrade. Já foram montados dezesseisesquetes e um vídeo sobre segurança da informação. Os temas abordadosforam meio-ambiente, segurança patrimonial e do trabalho, atendimento,coleta seletiva de lixo, planejamento estratégico e datascomemorativas.

 

Serviço:

Os ensaios e os estudos do GrupoTeatral da Cagece são realizados às segundas e terças-feiras de17h30min a 19horas, no auditório da Sede da Cagece (Av Lauro VieiraChaves, 1030 ? Vila União). Atualmente, o Grupo estuda a estética deJerzy Grotowski. Contato de João Andrade Joca ?9951.5453.

 

Ler 1264 vezes