Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Sisar realiza assembleias para eleição de representantes

Sisar realiza assembleias para eleição de representantes

Criado em Segunda, 16 Março 2009 13:51
Os Sistemas Integrados de Saneamento Rural - Sisar estão promovendo encontros com a Cagece e com os representantes dos municípios, onde há presença do Sisar no Ceará.

Os Sistemas Integrados de SaneamentoRural - Sisar estão promovendo encontros com a Companhia de Água eEsgoto do Ceará - Cagece e com os representantes dos municípios, ondehá presença do Sisar no Ceará. O intuito do encontro é escolher osnovos gestores para os cargos de presidente, vice-presidente,secretário e demais membros do Conselho de Administração (Conad) eConselho Fiscal (Cofis). Além disso, as assembleias servem paraapresentar o balanço geral do exercício anterior e o plano anual detrabalho para 2009.

Nos dias 17 e 18 de março, estãoprogramadas duas assembleias gerais: Crateús e Itapipoca,respectivamente. Já no dia 24, além de Quixadá, será realizado umencontro em Palmácia. As cidades de Acopiara e Juazeiro do Norte tambémserão sede das assembleias, nos dias 25 e 26, respectivamente. EmSobral, o encontro vai ser no dia 27.

No mês passado, o Sisar, a Cagece e asprefeituras promoveram encontros para a escolha dos representantes dosmunicípios. 

 

SISAR

O Sisar é um modelo de gestão desaneamento rural que foi aplicado pela primeira vez, no Ceará, em 1996,por intermédio de um banco alemão e a Cagece. Existem oito Sisar´s noCeará. Eles são independentes entre si, sendo que cada um é umaorganização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, compostapelas associações das comunidades beneficiadas. O objetivo do Sisar éque a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento deágua de forma auto-sustentável. A Cagece coordena e fiscaliza ogerenciamento de cada Sisar.

Os encontros também servem para exporexperiências que estão dando certo em determinado Sisar aos demais,como forma de copiar o modelo, tornando viável sua aplicação nas outraslocalidades onde há o sistema.

O Sisar está presente em 119 municípiose 530 localidades. São quase 300 mil pessoas beneficiadas com o sistemanas bacias hidrográficas localizadas em Fortaleza, Crateús. Sobral,Juazeiro do Norte, Acopiara, Quixadá, Russas e Itapipoca. 

 

Ler 1452 vezes