Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Companhias ganham um manual de contabilidade

Companhias ganham um manual de contabilidade

Criado em Quarta, 01 Abril 2009 12:19
Agora, as 24 companhias estaduais de saneamento contam com um manual único de contabilidade.

A partir de agora, as 24 companhiasestaduais de saneamento contam com um manual único de contabilidade. Odocumento, de quase 500 páginais, foi lançado no último dia 27 demarço, em Boa Vista, onde se realizou a última reunião da Associaçãodas Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe). O documento, queestá sendo distribuído a todas as empresas, é fruto do trabalho daCâmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe.e foi coordenadopelos gerentes contábeis da Sanepar (PR), Antonio Moacir Pozzobon e daCesan (ES), Edmar Zorzal.

     A elaboraçãodo manual, iniciada em agosto de 2007 vai facilitar às empresas desde aprestação de contas até o manuseio do sistema comercial, através daatualização e padronização dos procedimentos contábeis. Para opresidente da Sanepar e da Aesbe, Stênio Jacob, o trabalho deve serestendido a outras áreas das companhias de saneamento, para que elaspossam caminhar mais rapidamente na universalização dos serviços emseus campos de atuação, uma vez que a população espera ansiosa porserviços de qualidade, prestados de forma mais rápida e com preçosmódicos.

    O também chamadoPlano de Contas moderniza e padroniza procedimentos, incluindo o elencode contas e as respectivas técnicas de funcionamento, direcionadores decustos, modelo de demonstrações financeiras, instruções contábeis,taxas de depreciação, dentre outros. A publicação tem o apoio da CaixaEconômica Federal.

    Foi um trabalhoexaustivo, de mais de sete meses, que envolveu técnicos da áreacontábil da maioria das empresas e que garante ao setor um documentoatualizado e em sintonia coma legislação vigente, acrescentou AntonioMoacir Pozzobon.

 

Ler 1391 vezes