Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Ceará tem os menores índices de perdas de água do Brasil

Ceará tem os menores índices de perdas de água do Brasil

Criado em Sexta, 15 Maio 2009 04:38
A Cagece deixou o Ceará em primeiro lugar entre os estados com o melhor aproveitamento do recurso no Brasil.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) conseguiu diminuir ainda mais seus índices de perdas de água edeixou o Ceará em primeiro lugar entre os estados com o melhoraproveitamento do recurso no Brasil. O dado consta do últimodiagnóstico dos serviços de água e esgoto, publicado este mês peloSistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Segundo olevantamento, a Companhia está em primeiro lugar no Índice de Perdaspor ligação (IPL), com 207,6 l/ dia.lig. Entram na contagem perdasoperacionais e furtos, conhecidos como gatos.

Ainda conforme o SNIS, a Cagecealcançou o primeiro lugar no Brasil também com o menor índice de perdasna distribuição (IPD), com 28,4%. No Índice de Água Não Faturada(IANF), a perda caiu para 27,6%, em todo o Ceará, correspondendo aoquarto melhor desempenho de todo o Brasil. A empresa ficou atrás apenasdas companhias do Paraná (Sanepar), com 22,3%, do Distrito Federal(Caesb), com 26,9%, e do Tocantins (Saneatins), com 26,9%.

Com relação ao IPL, a segunda empresacolocada foi a Saneatins com 218 l/dia.lig e a terceira, a Sanepar com241 l/dia.lig. No que diz respeito ao IPD, o segundo lugar foi a Caesb,com 28,5%, e o terceiro foi a Saneatins com 33%. No diagnósticoanterior do SNIS, o IANF da Cagece tinha sido de 33,69%. O IPL anteriorera 342,78 l/dia.lig. Já o IPD era de 41,7%.

 

Tecnologia

Entre as ações que levaram aos bonsresultados está a campanha de detecção de vazamentos ocultos. Atravésde equipamentos de ponta, como loggers de ruídos, a Cagecepercorre as ruas à caça de vazamentos que não podem ser percebidos aolho nu.

Também houve investimento em mapeamentoe monitoramento de pressões. A idéia é dar um maior equilíbrio dapressão da água na rede para evitar vazamentos. Para tanto, foraminstaladas estações piezométricas wireless que medema pressão em pontos estratégicos da rede de água.

Além disso, a Cagece ampliou o combatea fraudes, com a contratação de novas equipes. A meta é identificarligações e tubulações clandestinas de água, assim como combaterpossíveis fraudes nos medidores. Também, foi ampliada a micromedição,com a instalação de cerca de 250 mil novos hidrômetros. Também houve odesenvolvimento de novas técnicas de redução de perdas, comoferramentas de controle e diagnóstico.

O último diagnóstico dos serviços deágua e esgoto publicado é referente ao ano de 2007. Os dados estãodisponíveis na internet pelo endereço: www.snis.gov.br.

 

Ler 1417 vezes