Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Dia Mundial do Meio Ambiente: Cagece retoma coleta seletiva de lixo

Dia Mundial do Meio Ambiente: Cagece retoma coleta seletiva de lixo

Criado em Quinta, 04 Junho 2009 12:55
De 2004 até 2008, foram separados, nas dependências da Companhia, em Fortaleza, 74.604 quilos de material reciclável.

O Governo do Estado do Ceará vaiimplantar a coleta seletiva de papel em todas as repartições daadministração pública estadual. Nesse espírito, a Cagece estárelançando, amanhã, dia 5, ? no Dia Mundial do Meio Ambiente ? oprocesso de coleta seletiva de lixo que existe na empresa, desde 2004.A solenidade será realizada, no auditório da sede da empresa, a partirdas 10 horas. Haverá palestra sobre Saneamento ambiental e a proteçãodos corpos hídricos com a Professora Lúcia de Fátima Araújo.

De 2004 até 2008, foram separados, nasdependências da Companhia, em Fortaleza, 74.604 quilos de materialreciclável. Isso representa uma média de 3.109 quilos coletados pormês. O material foi doado à entidade beneficente Casa do Menino Jesus.Em Fortaleza, o valor arrecadado pela entidade beneficiada foi de R$14.261,50, somente no decorrer de 2008.

Ainda na capital cearense, seisunidades da empresa já estão envolvidas com o processo. No Interior,Quixadá, Juazeiro do Norte e Crateús já aderiram. Somente em Fortaleza,em quatro anos, foram arrecadados 8.532 quilos de papel, 1.682 quilosde plástico, 285 quilos de vidro e 26.803 quilos de metal. Em Juazeiro,6.137 quilos foram doados nos últimos seis meses.

A ação de separação do materialreciclável integra a política ambiental da Companhia. Aresponsabilidade sócio-ambiental faz parte da missão da Cagece que é?contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida, prestandoserviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário,atuando de forma auto-sustentável, com responsabilidade social eambiental?. Dentro desse contexto, a idéia do projeto de coletaseletiva é promover o engajamento dos colaboradores na preservaçãoambiental, através da separação dos componentes que podem serreciclados.

 

Dia do Meio Ambiente - O Dia Mundial do MeioAmbiente é comemorado em 5 de junho, data que foi recomendada pelaConferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972,em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional aSemana Nacional do Meio Ambiente.

 

SERVIÇO:

Local ? Av. Lauro VieiraChaves, 1030 ? bairro Vila União

 

10h - Abertura Oficial no auditório

10h às 10h20 - Palavra da Gerência de Meio Ambiente

10h20 às 11h - Palestra Saneamento ambiental e aproteção dos corpos

hídricos com a Professora Lúcia de Fátima Araújo*

11h às 11h10 ? Amigos do Meio Ambiente - Atividades realizadas

11h10 - Distribuição das sacolas ecológicas

 

* Engenheira Química com mestrado em Saneamento pela UFC. Comoconsultora do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação paraAgricultura), desenvolveu trabalhos na Embrapa com Gestão de BaciasHidrográficas do Ceará. Atualmente, é professora do Curso de EngenhariaAmbiental do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE,Campus de Maracanaú.

 

Ler 1253 vezes