Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Centro de Pesquisa e Treinamento da Cagece deve ficar pronto até o final do ano

Centro de Pesquisa e Treinamento da Cagece deve ficar pronto até o final do ano

Criado em Quarta, 12 Agosto 2009 12:33
As obras já iniciaram e devem ficar prontas até dezembro.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) está construindo um novo Centro de Pesquisa e Treinamento naárea de tratamento de água. As obras já iniciaram e devem ficar prontasaté dezembro. A Cagece está investindo cerca de R$ 180 mil naconstrução e instalação do Centro. Já foram firmados quatro convênioscom a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a realização dosestudos. Porém, segundo o coordenador do Centro, Manoel Sales, aCompanhia está à disposição para qualquer pessoa do Ceará ou de outrosEstados que queiram apresentar propostas de uso.

O prédio de 100 metros quadrados terá umlaboratório, cinco estações-piloto de tratamento de água e uma sala deexposição. O Centro vai funcionar ao lado da Estação de Tratamento deÁgua do Gavião (ETA Gavião), no Ancuri, Região Metropolitana deFortaleza.  ?Serão construídos modelos para realização de estudosrelacionados a cinco tipos de tecnologia de tratamento de água:filtração direta ascendente e descendente, flotação, dupla filtração etratamento completo?, afirma Sales. Além disso, brevemente seráiniciado o desenvolvimento de nova tecnologia para remoção de lodo daságuas de lavagem de filtros e decantadores, que deverá diminuir o custode reaproveitamento das águas consumidas nas estações detratamento.

 

Ler 1214 vezes