Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece recebe prêmio do Ministério do Planejamento

Cagece recebe prêmio do Ministério do Planejamento

Criado em Quinta, 27 Agosto 2009 06:41
É a primeira vez que a Cagece recebe o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF)

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) foi escolhida pelo Ministério do Planejamento uma das dezmelhores organizações públicas brasileiras no período 2008/2009. Oanúncio foi feito hoje pelo secretário de Gestão do governo, MarceloViana, em Brasília. É a primeira vez que a Cagece recebe o PrêmioNacional da Gestão Pública (PQGF), que tem por objetivo incentivar oaprimoramento das práticas de gestão pública e promover a modernizaçãodo Estado brasileiro. A entrega será feita pela Governo Federal, emBrasília, em data a ser marcada.

         A Cagece recebeu oprêmio na categoria Bronze junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, PoliclínicaNiterói e Regional de Produção e Comercialização de Rondônia(Eletronorte). Para o diretor presidente da Cagece, Henrique VieiraCosta Lima, receber o PQGF ao lado de empresas com renome nacionalmostra que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará detém práticas tãoeficientes quanto as melhores empresas públicas do País. ?É a primeiravez que a Cagece recebe o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF). Éum grande reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos que fazemessa empresa e é, acredito, um orgulho para o Governo do Estado, quenos dá muito apoio e orientação?, afirma. 

         Para Marcelo Viana, apremiação do Ministério do Planejamento ajuda a dar visibilidade aexperiências inovadoras. ?Isso é importante, porque esse reconhecimentodo trabalho serve de referência para outros órgãos e entidades daadministração, com o mesmo objetivo de produzir os resultados esperadose resolver os problemas concretos da população?, destacou.

         O resultado do Ciclo2008/2009 do PQGF foi apresentado na reunião do Conselho do Prêmio,presidido por Jorge Gerdau Johannpeter,. Também participaram do eventoo diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini e ogerente do PQGF, César Pereira Viana.

         Na opinião de JorgeGerdau, as entidades que participam dessa avaliação ganham condiçõespara desenvolver o que há de melhor em tecnologias de gestão. ?Sãopadrões desenvolvidos mundialmente e é importante disseminar esseconhecimento?, disse.

Gerdau afirmou ainda que o governo é umprestador de serviços, principalmente em áreas como segurança, saúde,educação, e lembrou que são as boas práticas de gestão que fazem adiferença para que a sociedade possa ser mais bem atendida.

 

Os premiados

Categoria Ouro -Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A/Regional deTransmissão do Mato Grosso;

 

Categoria Prata -Eletronorte - Regional de Transmissão do Maranhão/Superintendência deEngenharia de Operação e Manutenção da Transmissão/Superintendência dePesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Exército Brasileiro - ColégioMilitar de Fortaleza/Laboratório Químico Farmacêutico do Exército;

 

Categoria Bronze -Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, CBMERJ - Corpo deBombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro/3ª Policlínica Niterói,Eletronorte - Regional de Produção e Comercialização de Rondônia eFioCruz - Fundação Oswaldo Cruz.

 

O Prêmio

         Criado em março de1998, o PQGF tornou-se uma das ações estratégicas do GesPública,instituído pelo presidente Lula em 2005, com o objetivo de promover aarticulação, o fomento, a mobilização e o apoio à melhoria da gestãopública.

Aberto à participação de todas asinstituições públicas brasileiras, o PQGF reconhece e premia a entidadeque comprove atuação de qualidade, mediante avaliação feita por umabanca examinadora.

         A cada ciclo, bancasexaminadoras e juízes desenvolvem um trabalho voluntário de análise daatuação das organizações com a duração de 15 mil horas. Neste ciclomais de 1,6 mil pessoas foram treinadas para trabalhar no processo depremiação. Esse trabalho recebeu o apoio de 27 organizações parceirasem 17 estados.

         A banca examinadoraavalia as candidatas com base no modelo de Excelência em GestãoPública, alinhado com os modelos de gestão utilizado pelos setorespúblico e privado em mais de 120 países. São os mesmos critérios queservem de parâmetro para prêmios como o Prêmio Nacional de Qualidade(Brasil), o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano deQualidade e o Prêmio Malcoln Baldrige National Quality Award, dosEstados Unidos.

         As organizações quetiveram o reconhecimento em 2009 fazem parte de um grupo de 35instituições da Administração Direta e Indireta e cinco da categoriaespecial saúde que chegaram à fase final da premiação. O total deorganizações inscritas para o atual ciclo foi de 57. Este ano nenhumdos participantes alcançou a pontuação necessária para obter o troféuPQGF, que é a instância máxima de premiação.

 

Ler 1332 vezes