Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece vai intensificar limpeza preventiva do Interceptor Leste

Cagece vai intensificar limpeza preventiva do Interceptor Leste

Criado em Quarta, 07 Outubro 2009 08:47
A ação retirou 5 mil toneladas de detritos da tubulação. A Companhia vai prorrogar os trabalhos até janeiro de 2010

A Companhia de Água eEsgoto do Ceará (Cagece) vai intensificar a limpeza no InterceptorLeste (IL). A ação, que foi iniciada em novembro do ano passado edeveria terminar neste mês, será prorrogada até janeiro de 2010. Omotivo é a preparação da rede para o período chuvoso do ano que vem. ?Amedida é preventiva para retirar mais detritos das tubulações. Durante11 meses de operação, foram retiradas cerca de 5 mil toneladas de lixodo Interceptor Leste?, Hildel Freire, gerente de macro-coleta de esgotoda Companhia.

Com a desobstrução do IL, haveráredução de extravasamentos causados, principalmente, por ligaçõesclandestinas de águas pluviais na rede de esgoto, que levam materiaissólidos para as tubulações. Para se ter uma idéia da quantidade delixo, são retiradas, aproximadamente, 800 toneladas de detritos, todosos meses, da Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), na AvenidaLeste Oeste.

  

INTERCEPTORLESTE

 

O Interceptor Leste consiste em umatubulação de 1,75 metro de diâmetro e tem cerca de seis quilômetros deextensão - vai do Iate Clube de Fortaleza à Estação dePré-Condicionamento de Esgoto (EPC), na Avenida Leste Oeste. A ação delimpeza preventiva é realizada entre 5h e 10h da manhã para diminuir ostranstornos com ruídos e odores. Além disso, nesse horário o tráfego naárea é menos intenso (apenas uma faixa é interditada, durante otrabalho).

Outro agente facilitador é a vazão,que, durante esse intervalo de tempo, varia o equivalente a 10% e 15%da vazão média que é de dois mil litros por segundo. Ao todo, estãosendo investidos cerca de R$ 2,5 milhões na operação.

 

Ler 1174 vezes