Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece e Uece apresentam análises de qualidade da água de rios em Fortaleza

Cagece e Uece apresentam análises de qualidade da água de rios em Fortaleza

Criado em Sexta, 23 Outubro 2009 11:11
O estudo aponta degradação em alguns pontos dos rios Cocó e Maranguapinho.

O estudo aponta degradação emalguns pontos dos rios Cocó e Maranguapinho. Além dessas análises,metas e indicadores ambientais serão discutidos durante workshoprealizado na Cagece, na próxima terça-feira, dia 27.

 

Os primeiros resultados dos estudosrealizados numa parceria entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) demonstram que osRios Maranguapinho e Cocó têm focos de degradação, porém não apontamainda de forma definitiva os agentes causadores, nem a amplitude dosimpactos ambientais sofridos.

Essas primeiras análises serãodiscutidas na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, de 8h50min às17h, durante o I Workshop Sobre Metas e Indicadores Ambientais naCagece. O evento está sendo realizado em parceria com a Uece, noauditório da Sede da Cagece. O objetivo é auxiliar na execução deinvestimentos de esgotamento sanitário na capital cearense.

Entre os indícios de degradaçãoambiental foram citados os resultados dos exames químicos. Pelasprimeiras observações, há suspeita de extração de areia, lançamento deefluentes domésticos e industriais clandestinos sem tratamento,assoreamento do leito do rio devido às intervenções humanas, ocupaçãodas margens do rio e uso de defensivos agrícolas.

As águas dos Rios Cocó e Maranguapinhoforam coletadas para análises que determinam o Índice de Qualidade dasÁguas (IQA) e o Índice de Estado Trófico (IET). Outro instrumento depesquisa foi o Índice de Qualificação Anual das Praias (IQAP), queutiliza dados da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).Entre os parâmetros analisados para esses índices estão temperatura,turbidez, pH, coliformes termotolerantes, fosfato, nitrogênio eclorofila. O estudo mede, também, a vazão das galerias pluviais em todaa orla.

A programação do evento inclui aapresentação das obras de esgotamento, ligadas ao financiamento doBanco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Plano de Aceleraçãodo Crescimento (PAC). As explanações também abordarão o IQA, o IET e oIQAP, além das metas do monitoramento dos indicadores ambientais dasobras de esgotamento de Fortaleza.

 

SERVIÇO:

Local ? Av. Lauro Vieira Chaves, 1030 ?auditório da Cagece

Horário ? de 8h50min a 17h

 

Ler 1398 vezes