Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Vila de Jericoacoara recebe rede de esgotamento sanitário

Vila de Jericoacoara recebe rede de esgotamento sanitário

Criado em Sexta, 13 Novembro 2009 08:44
A Cagece está finalizando a implantação de rede de esgotamento sanitário em 100% da área urbana da vila de Jericoacoara.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) está finalizando a implantação de rede de esgotamentosanitário em 100% da área urbana da vila de Jericoacoara, um dosprincipais destinos turísticos do Ceará. Cerca de 94% das obras físicasjá estão concluídas e a previsão é que o sistema entre em operação emdezembro, quando começa o período de alta estação.

Com a conclusão das obras, a Vila deJericoacoara terá a maior cobertura do Ceará. Estão sendo investidos R$3.169.133,84 para beneficiar os mais de 3.200 habitantes locais, alémdos milhares de turistas que poderão utilizar o sistema contribuindodiretamente para a preservação do meio ambiente.

O sistema que está sendo implantado jápassa por testes. Foram executadas 768 ligações, 12.935,59 metros derede, duas estações elevatórias, 1.651 metros de emissário e umaestação de tratamento de esgoto.

 

Coleta seletiva

Além da instalação da rede coletora ede tratamento de esgoto, a vila de Jericoacoara também recebeu daCagece dezesseis ilhas ecológicas. As estruturas, colocadas em pontosestratégicos da vila, servem para a coleta seletiva de lixo. Após,separado, o material é reciclado pela comunidade e transformado eminstrumentos musicais. O projeto foi implantado em parceria com aprefeitura.

Para transformar o lixo em instrumentosmusicais, a Cagece ofereceu cursos de reciclagem para os moradores davila e, em parceria com a prefeitura, está montando uma oficinapermanente no Centro de Artesanato de Jericoacoara. A prefeituradisponibilizou a área e a Cagece irá equipar a sala com as ferramentasnecessárias para a confecção dos instrumentos. Um instrutor irá ensinarmonitorar o uso das ferramentas nos primeiros dias da oficinapermanente.

 

Ler 1559 vezes