Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Lixo se transforma em instrumentos musicais no Maciço de Baturité

Lixo se transforma em instrumentos musicais no Maciço de Baturité

Criado em Segunda, 25 Janeiro 2010 12:22
Cagece promove as oficinas Reciclocidades, no período de 20 de janeiro a 5 de fevereiro, no Maciço de Baturité, em parceria com as prefeituras.

Construir algo com as próprias mãos,ter uma fonte de renda extra, divertir-se e, ao mesmo tempo, ajudar apreservar o meio ambiente. Estas são as vantagens que atraem os jovensa participarem das oficinas Reciclocidades promovidas pela Companhia deÁgua e Esgoto do Ceará (Cagece), no período de 20 de janeiro a 5 defevereiro, no Maciço de Baturité, em parceria com as prefeituras. Aprimeira oficina foi realizada em Baturité e a próxima será em Aratuba,de 26 a 29 de janeiro, com cerca de 60 participantes. Ao final dasoficinas terão sido fabricados 300 instrumentos musicais.

O projeto Reciclocidades propõe ensinara confeccionar instrumentos musicais a partir de material reciclável.Os alunos são escolhidos pelas municipalidades dando prioridade paraquem é mais carente. Na turma de Baturité, cujas aulas foram de 20 a 22de janeiro, os gêmeos Mateus e Matias se destacaram pela empolgação.?Mateus não queria sair da oficina, nem para o almoço?, relata CarmemSilvia Ferreira (Silvia Prata), monitora da oficina e artesã.

O instrutor Nilton Fiore é músico eluthier. Ele explica que cada turma tem suas particularidades. ?Algunsquerem ver o resultado rápido?, disse. Para ele, o importante é trazeruma capacitação para pessoas que muitas vezes estavam na ociosidade.Entre os instrumentos confeccionados estão xequerês, bongôs e maracás.Os materiais utilizados variam desde madeiras até garrafas pets.

Para a Secretária de Trabalho eDesenvolvimento Social de Baturité, Alice Maria Furtado, dois pontospodem ser destacados nesse projeto. O primeiro é o resgate de umacultura da reciclagem e o segundo é o engajamento dos participantes numtrabalho produtivo, que traz aprendizagem e socialização. Segundo achefe de gabinete da prefeitura de Pacoti, Vanessa Maria Uchôa Gomes, éfundamental o despertar de ?uma consciência de que tudo pode serreaproveitado? e isso é ainda mais importante para quem vive na serra eprecisa preservar o meio ambiente.

As oficinas fazem parte da programaçãodo Festival de Jazz e Blues, realizado em Guaramiranga e patrocinadopela Cagece. Além de levar cultura à serra, a Cagece aproveita aoportunidade para desenvolver ações de responsabilidadesócio-ambiental. O Projeto Reciclocidades teve início no carnaval de2009, quando uma turma de Guaramiranga aprendeu a fabricar objetosdecorativos, colares e brincos, a partir de papel de jornal. As aulaspercorreram o Interior, capacitando cerca de 200 jovens, em Umirim,Baturité, Jaguaruana, Itaiçaba, Frecheirinha, Alcântara e Paraipaba. Nomesmo ano, em outubro, a Cagece promoveu as primeiras oficinas paraconfecção de instrumentos musicais, com material reciclado, dandoinício a uma nova série de capacitações.

 

SERVIÇO:

Aratuba - de 26 a 29de janeiro

Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Local: Pólo de Atendimento - Rd. JúlioPereira S/N

 

Pacoti - de 01 a 04 defevereiro - Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Guaramiranga - de 02 a05 de fevereiro - Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

 

Ler 1617 vezes