Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cerca de 43.300 toneladas de lixo foram retiradas da rede de esgoto em 2009

Cerca de 43.300 toneladas de lixo foram retiradas da rede de esgoto em 2009

Criado em Quinta, 04 Fevereiro 2010 07:31
Entre os resíduos principais estão areia, tecidos, coco, plásticos, embalagens e restos de mobília.

 Causadores de obstruções e transbordamento da rede, osresíduos sólidos são retirados todos os dias da rede de tratamento deesgoto em Fortaleza. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece), somente em 2009 cerca de 43.300 toneladas de material sólidoforam retiradas do esgoto. O material foi recolhido da rede detratamento e da limpeza do interceptor leste, na Av. Beira Mar.

 Durante o ano passado, foram retiradas 3.200 por mês dastubulações e das estações de tratamento de esgoto da  Cagece,número superior à marca de 2008, que era de 3.000 toneladas por mês. Em2007, a quantidade era ainda menor: 2.809 toneladas/mês. Entre osresíduos principais estão areia, tecidos, coco, plásticos, embalagens erestos de mobília.

 Alem disso, em 2009 a Cagece realizou uma limpeza noInterceptor Leste. A ação, que teve o objetivo de desassorear a redepara o aumento de sua capacidade de transporte, encaminhou 4.900toneladas de lixo a mais ao aterro sanitário, no período de dezembro de2008 a setembro de 2009. O Interceptor Leste consiste em uma tubulaçãode 1,75 metro de diâmetro e tem cerca de seis quilômetros de extensão -vai do Iate Clube de Fortaleza à Estação de Pré-Condicionamento deEsgoto (EPC), na Avenida Leste Oeste. Para o gerente de macrotratamentode esgoto, Hildel Freire, essa quantidade de lixo se deve ao mau uso dosistema. No Brasil, o saneamento básico segue o sistema de separaçãototal. O lixo e o esgoto são recolhidos e tratados de forma separada.Mas a população acaba jogando lixo na rede de esgoto sem saber oprejuízo que causa à ela mesma, diz.

  Para se ter ideia, a quantidade de lixo encontrado narede de esgoto dá para encher, todos os meses, mais de 30 caminhões dotipo caçamba. A coleta é feita nas estações elevatórias e detratamento. Em seguida, o material sólido fica retido no tratamentopreliminar, que consiste em gradeamento e caixa de areia.Posteriormente, o lixo é acondicionado em containers ou caçambas eencaminhada ao aterro sanitário de Caucaia.

 Somente em Fortaleza, existem 40 Estações Elevatórias deEsgoto e 45 Estações de Tratamento Esgoto. A principal estação é dePré-Condicionamento de Esgoto (EPC), situada na Avenida Leste Oeste, eque possui uma vazão é de 2,5 m3 por segundo, chegando a tratar 216 milm3 de esgoto por dia. Esta estação chega a reter no período de invernocerca de 800 toneladas por mês.

Ler 1177 vezes