Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Governo do Ceará inaugura sistema de esgotamento na área leste de Fortaleza

Governo do Ceará inaugura sistema de esgotamento na área leste de Fortaleza

Criado em Segunda, 29 Janeiro 2018 14:25

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), inaugura nesta sexta-feira (26), às 9h, novo sistema de esgotamento sanitário na área leste de Fortaleza. A inauguração, que acontece no trecho localizado na avenida José Leon com a rua professora Emília Pereira, contará com a presença do governador Camilo Santana. Além de disponibilizar rede coletora de esgoto para locais ainda não beneficiados, a implantação do novo sistema vai contribuir diretamente com a preservação ambiental da área, uma vez que levará esgotamento para os bairros localizados à margem direita do rio Cocó.

Com investimento total de R$ 115 milhões, o sistema integra as obras de três sub-bacias localizadas na margem direita do rio Cocó. O novo sistema de esgotamento viabilizará a interligação de mais de 9 mil imóveis, na área. Ou seja, cerca de 130 mil pessoas serão beneficiadas com a nova rede que passará a coletar o esgoto gerado nas residências.

Ao todo, 11 bairros da área leste serão beneficiados. São eles: Guararapes, Jardim das Oliveiras, Tancredo Neves e parte dos bairros Engenheiro Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Salinas, Cidade dos Funcionários, Parque Iracema, Cajazeiras, Cambeba e Messejana.

A obra contempla, dentre outros serviços, cerca de 150 km de nova tubulação de esgotamento sanitário, além de cinco estações elevatórias para bombeamento do esgoto coletado nas residências da área. O sistema instalado vai se interligar ao macrossistema de esgoto, que transportará o efluente coletado para Estação de Pré Condicionamento da Cagece. Assim, a margem direita do rio Cocó passa a ser protegida, uma vez que diminuirá a carga orgânica que recebe atualmente das fossas e das ligações clandestinas.

Saiba como se interligar
Com a rede instalada, agentes de interação social da Cagece realizarão trabalho porta à porta para explicar sobre o funcionamento do sistema, bem como informações sobre tarifas e a obrigatoriedade de interligação. Após a visita, o proprietário é responsável por preparar a tubulação interna do imóvel para se interligar à nova rede. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a companhia para comunicar a interligação. Esse procedimento pode ser feito em uma loja de atendimento da Cagece ou por meio do telefone 0800.275.0195.

Serviço
Inauguração do sistema de esgoto na bacia direita do Cocó
Quando: 26/01
Local: Avenida José Leon com a rua professora Emília Pereira – Cidade dos Funcionários
Horário: 9h

Ler 374 vezes Última modificação em Segunda, 29 Janeiro 2018 14:31