Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece realiza obras visando despoluir orla marítima

Cagece realiza obras visando despoluir orla marítima

Criado em Quarta, 24 Fevereiro 2010 10:57
A Companhia finaliza, até o próximo domingo, as obras de construção do tanque-pulmão.

A Companhia de Águae Esgoto do Ceará (Cagece) finaliza, até o próximo domingo, as obras deconstrução do tanque-pulmão, localizado ao lado da estação elevatóriade esgoto da Praia do Futuro. A obra, orçada em R$ 193 mil, foiiniciada em agosto de 2009, com a finalidade de aumentar a capacidadede reservação do esgoto gerado pelos imóveis na praia dos bairros Praiado Futuro e Serviluz. O tanque-pulmão faz parte do Programa deDespoluição da Orla Marítima de Fortaleza.
     Obra inédita no setor de saneamento no País, otanque-pulmão irá funcionar como reservatório móvel. Quando houverexcesso de esgoto, a manta especial utilizada na parte superior dotanque irá se mover. Nos horários de baixo volume, a manta iráesvaziar.
     O tanque-pulmão deve facilitar a manutenção darede de esgotamento naquela região de praia. Hoje, o funcionamento darede é, muitas vezes, prejudicado pelo excesso de material sólidodepositado irregularmente. O uso incorreto da rede provocaentupimentos, principalmente nos horários de maior fluxo de esgoto. Coma obra, o material excedente será direcionado para o tanque, ao invésde se acumular nos poços de visita localizados nas ruas. Essareservação no tanque dará mais tempo de fazer o trabalho de recuperaçãoda rede. Em seguida, com a diminuição da vazão, o esgoto acumulado notanque-pulmão voltará para a rede coletora para seguir seu destinofinal.
     A areia e o lixo encontrados nas tubulaçõescausam obstruções e o mau funcionamento da rede de esgoto. O sistemafica sobrecarregado e a consequência imediata são os extravasamentos domaterial através dos tampões de ferro dos poços de visita. Outro alertada Cagece para a população é evitar fazer ligações clandestinas de águada chuva na rede - procedimento que contribui para o aumento no númerode obstruções.
 
Orla marítima
 
     Outra medida para despoluir a orla marítima daPraia do Futuro são as obras de ampliação no sistema de esgoto quecompreendem o assentamento de 3.860 metros de rede coletora, umaEstação Elevatória e 133 metros de linha de recalque (tubulaçãopressurizada). Estão sendo investidos R$ 942.805,42 com recursos doPrograma Saneamento para Todos. A previsão de término é para abril de2010.
     Uma terceira medida para despoluir a orla é alimpeza do Interceptor Leste (IL). A ação, que foi iniciada em novembro2008, foi concluída no final de outubro de 2009. Com a desobstrução doIL, haverá redução de extravasamentos causados, principalmente, porligações clandestinas de águas pluviais na rede de esgoto, que levammateriais sólidos para as tubulações. Para se ter uma idéia daquantidade de lixo despejado irregularmente na rede, foram retiradasmais de 43 mil toneladas de detritos durante o ano de 2009, emFortaleza.
     O Interceptor Leste consiste em uma tubulaçãode 1,75 metro de diâmetro e tem cerca de seis quilômetros de extensão -vai do Iate Clube de Fortaleza à Estação de Pré-Condicionamento deEsgoto (EPC), na Avenida Leste Oeste.

 

Ler 1281 vezes