Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece instala primeira rede de esgoto em comunidade operada pelo Sisar

Cagece instala primeira rede de esgoto em comunidade operada pelo Sisar

Criado em Sexta, 05 Maio 2017 14:13

Os moradores do distrito de Capitão-Mor, no município de Pedra Branca, contarão com melhores condições sanitárias a partir de outubro deste ano. Isso porque a localidade será a primeira comunidade do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) a receber um sistema de esgotamento sanitário. A iniciativa conta com financiamento do banco alemão KFW, por meio do programa Ceará III.

Como forma de garantir maior sustentabilidade, além de coletar e tratar o esgoto gerado na comunidade, o efluente produzido no sistema será utilizado para irrigação em área próxima a estação. 

No total, o sistema que beneficiará cerca de 1680 famílias, conta uma rede de 4.280 m de extensão. Para a instalação da obra foram investidos recursos no valor de R$ 4.869.800,61.

A localidade de Capitão Mor está filiada ao Sisar da Bacia do Banabuiú, com sede em Quixadá. A Cagece entra como parceira, com ações de capacitação e orientação nas comunidades, quanto a execução e manutenção dos sistemas de tratamento e distribuição de água, mas após a conclusão da obra, será o próprio Sisar que vai operar o sistema. 

Para a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, além de melhores condições sanitárias, a instalação de um sistema de esgoto traz ainda outros benefícios: “O tratamento de esgoto elimina a poluição dos rios, e demais cursos de água, permitindo que estas permaneçam balneáveis e fonte de aproveitamento hídrico para consumo humano. Dessa forma, ficam garantidas as boas condições de saúde pública, eliminando a contaminação de pessoas e animais por meio da água, o maior veículo de transmissão de doenças” afirma.

Saiba mais
O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é uma instituição não governamental que, orientada pela Cagece, opera em comunidades rurais, em parceria com associações de moradores. O objetivo dessa organização é facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece, de forma autossustentável.

Ler 687 vezes