Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece participa do 1º Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso de Água

Cagece participa do 1º Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso de Água

Criado em Quinta, 23 Março 2017 13:05

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) esteve presente, no último dia 23, ao 1º Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso de Água: Viabilizando Alternativas à Escassez Hídrica, em Fortaleza. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a ABES Seção CE e a Câmara Temática Dessalinização e Reúso da ABES, reuniu grandes especialistas nos temas reúso e dessalinização de todo o Brasil. Do Ceará, estiveram presentes o Secretário das Cidades, Jesualdo Farias, o Secretário do Meio Ambiente, Artur José Vieira Bruno e representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O encontro é uma das etapas preparatórias para o Congresso ABES Fenasan 2017, o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, que será promovido em São Paulo de 2 a 6 de outubro. O objetivo do Simpósio é debater e incentivar o uso da dessalinização e do reúso, tanto em custo quanto em aplicações, para que sejam opções viáveis na busca de soluções frente s situações de crise hídrica.

De acordo com Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES, o simpósio visa aprofundar a discussão do tema. “E exibir exemplos práticos de reúso no Brasil, casos de reúso no exterior e também de dessalinização, que possam de fato ser aplicados na realidade nordestina o mais rápido possível”, enfatiza. Ainda segundo o diretor, a seca já atinge até as capitais nordestinas. “O risco de colapso é iminente”, alerta.

“O I Simpósio de Dessalinização e Reúso da ABES vem no momento oportuno e para romper paradigmas”, ressalta o coordenador da Câmara Temática Dessalinização e Reúso, Renato Giani Ramos. Ele ressalta as sérias crises hídricas enfrentadas por diferentes regiões do Brasil. “No meio de uma gravíssima falta de água na maioria das cidades do Nordeste, Fortaleza foi escolhida para debater a nível nacional alternativas para o fornecimento de água”.

O evento, explica, traz uma visão técnica, gerencial e econômica e reunirá experientes profissionais de diversas áreas e países para debater, de maneira ampla e assertiva, como viabilizar as soluções de dessalinização e reúso para a realidade brasileira. “O que um dia foi considerado uma alternativa cara, cada vez mais torna-se viável e necessária para poder ampliar a gama de alternativas de produção de água, de tal maneira que se garanta o abastecimento contínuo e com excelente padrão de qualidade, tanto para a indústria como para a população”, explica o coordenador. “É o chamado ‘cardápio de opções´”, completa.

O I Simpósio Nacional sobre Dessalinização e Reúso: Viabilizando Alternativas à Escassez Hídrica tem patrocínio da CAGECE, Sanepar, Globalsan, Vitalux, Grundfos, RWL, Dow do Brasil, FM Rodrigues, Enorsul, Trail, Wabag, Aegea, Barbosa Mello Saneamento e Acciona.



Ler 551 vezes Última modificação em Sexta, 24 Março 2017 08:23