Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece inicia convênio sobre mecanismos de desenvolvimento limpo

Cagece inicia convênio sobre mecanismos de desenvolvimento limpo

Criado em Quinta, 20 Maio 2010 12:35
O professor doutor Carlos Roberto Sanguetta iniciou uma consultoria à Cagece, em maio.

O professor doutor Carlos RobertoSanguetta iniciou uma consultoria à Cagece, em maio. Um convênio seráfirmado, este mês, pela empresa cearense com a UFPR. A ideia éimplantar projetos que contemplem os mecanismos de desenvolvimentolimpo (MDL). Estes abrangem práticas como sequestro de carbono,reaproveitamento de gás metano, eficiência energética, energia eólicapara geração de crédito de carbono.

Sanguetta é professor da UniversidadeFederal do Paraná (UFPR) e também diretor do Instituto de Pesquisas emBiomassa e Sequestro de Carbono (Biofix). A iniciativa integra as açõesde responsabilidade ambiental da Companhia.

A Cagece estuda a execução de trêsprojetos pilotos em estações de tratamento de esgoto, sendo um emFortaleza (no Conjunto Ceará), um em Quixadá e outro em Juazeiro doNorte.

Propõe-se, nesses casos, captar o gásmetano e reaproveitá-lo. O gás é produzido naturalmente, durante oprocesso de tratamento de esgoto, nas estações da Companhia. Osprojetos prevêem também a geração de créditos de carbono.

O professor irá também contribuir por meios de seus conhecimentospara um projeto de MDL de energia eólica, na estação de tratamento deágua do Gavião. Outra proposta é utilizar uma solução específica detratamento, atualmente em fase de estudo, para os despejos doscaminhões limpa fossa, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ler 1327 vezes