Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Nova estação de água vai abastecer cerca de 650 mil pessoas

Nova estação de água vai abastecer cerca de 650 mil pessoas

Criado em Quinta, 27 Maio 2010 11:13
A Cagece deve receber, até o final de 2010, as obras da primeira etapa da Estação de Tratamento Oeste, situada em Caucaia.

A Cagece deve receber, até o final de2010, as obras da primeira etapa da Estação de Tratamento de ÁguaOeste, situada no Conjunto Araturi, em Caucaia. As obras estão emandamento para construção de uma estrutura capaz de produzir1,5m3 por segundo de água tratada. Estão sendo investidos R$29,7 milhões, pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), por meio daSohidra.

Quando concluída a segunda etapa daobra, a Estação irá abastecer 650 mil pessoas. A Estação Oeste iráreforçar o abastecimento de água para a sede de Caucaia e algunsdistritos, além de parte da região Oeste de Fortaleza.

A primeira etapa consta de seis filtrosdescendentes, uma estação elevatória, um reservatório elevado, umsistema de aplicação de produtos químicos, um sistema de lavagem degases, além de toda a área administrativa da estação.

Numa segunda etapa, o projeto daEstação de Água Oeste prevê o aumento da vazão para 5 m3 porsegundo, chegando à metade da capacidade atual da ETA Gavião (queabastece Fortaleza, Caucaia e Maracanaú). A água bruta será captada noCanal da Integração. O investimento previsto será de R$ 127milhões.

Essa segunda etapa prevê a construção de 42 filtros, doisreservatórios pulmão de água tratada, com capacidade de 10.000 metroscúbicos cada, uma estação elevatória de água tratada e uma adutora de11,7 km com diâmetro de 1.500 mm.

Ler 1446 vezes