Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Governador aciona sistema de reúso da água de lavagem dos filtros da ETA do Gavião

Governador aciona sistema de reúso da água de lavagem dos filtros da ETA do Gavião

Criado em Terça, 06 Setembro 2016 10:12

O governador do Ceará, Camilo Santana, aciona na manhã desta terça-feira (6), o Sistema de Reúso das Águas de Lavagem de Filtros da Estação de Tratamento de Água Gavião, em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza. A ação, prevista no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, contou com investimento de R$ 3 milhões, feito através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O sistema de reúso funcionará em fase de testes durante a primeira quinzena de setembro e deverá recuperar até 300 litros de água por segundo, que retornarão para o início do processo de tratamento para, posteriormente, serem distribuídos pelo sistema de abastecimento.

Foram construídas uma elevatória, distante cerca de 1.500 metros da estação de tratamento do Gavião, e uma adutora, que levará a água da lavagem de filtro até o início do processo de tratamento. O sistema também conta com uma barragem localizada no riacho Gavião, que permite acumular a água proveniente da lavagem dos filtros.

Como forma de garantir os padrões de potabilidade exigidos pela portaria 2.914 do Ministério da Saúde, toda a operação do sistema conta com rigoroso monitoramento e controle da qualidade da água que é distribuída após o processo de reúso.

A obra está entre as medidas apresentadas pelo Governo do Estado para reduzir em 20% o consumo de água do sistema integrado de abastecimento até a próxima quadra chuvosa e evitar o racionamento.

Além do sistema de reúso, a Cagece tem implementado diversas ações no sentido reduzir as perdas e estimular o consumo consciente da água. Entre as ações, destacam-se a ampliação das equipes de combate às fraudes, a intensificação das ações educativas e fiscalizações, além da revisão da meta da tarifa de contingência que passará a valer a partir de setembro para Fortaleza e Região Metropolitana.

Ler 961 vezes Última modificação em Terça, 06 Setembro 2016 10:33