Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Deficientes auditivos têm mais dificuldade para conseguir vaga de trabalho

Deficientes auditivos têm mais dificuldade para conseguir vaga de trabalho

Criado em Sexta, 09 Julho 2010 13:24
Através do Projeto Menor Aprendiz, a Cagece dá oportunidades para esses profissionais.

     Desde 1991, o Brasil possui a lei de cotasque destina de 2% a 5% das vagas de trabalho para deficientes emempresas com mais de cem funcionários. Mesmo assim, os surdos-mudosainda são uma minoria no mercado de trabalho, por isso, lutam paraalcançar espaço. Entre os estudantes, a dificuldade é ainda maior. É oque afirma a supervisora do Centro de Integração Empresa- Escola(CIEE), Ívina Egídio. Segundo ela, ainda existe um grande número deestudantes no banco de dados esperando uma oportunidade de trabalho.Ívina ressalta que a dificuldade em inserir esses jovens no mercado épela falta de profissionais em libras (língua brasileira dos sinais),já que isso facilitaria a comunicação entre funcionários e empresa. Elatambém lembra que empresas poderiam criar um mecanismo de inclusão paraque os colabores se interessem em aprender libras.

     A Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece) é uma das empresas que dá oportunidade para essesprofissionais. Por meio do projeto social Menor Aprendiz, duas jovenscom deficiência auditiva foram integradas ao quadro de colaboradores daCompanhia. As duas moças, Ticiane Tavares e Camila Paes, que fazemparte do projeto, são exemplos de interação e agilidade. Segundo agerente de pessoal, Viviane Chaves, as meninas estão tendo um bomdesempenho dentro do que é proposto pelo Projeto. Além disso, aspessoas do setor se mobilizaram para ter uma boa comunicação e convíviocom as meninas. Por isso, alguns já estão aprendendo alguns sinais.

     Na Cagece, as duas meninas, Ticiane eCamila, através da comunicação com seus colegas da Companhia, disseramque estão muito felizes por trabalhar em uma empresa que as acolheu deforma carinhosa e sem discriminação. Para elas, a vantagem de trabalharna Cagece é pelo interesse da grande maioria dos colegas em secomunicar e ter uma boa relação. Segundo as meninas, ainda existe muitadificuldade em várias empresas, pois nem todos os colegas ecolaboradores têm paciência e vontade de manter uma boacomunicação.

Ler 2229 vezes